SEMED realiza Teste Diagnóstico com alunos da capital

Educação
27/03/2013 18h24

Programa destinado a identificar crianças que cursam entre o 2º e 5º ano e que ainda não estão alfabetizadas, o Ensino Estruturado, organizou nos dias 26 e 27 de março o teste diagnostico. A ideia dessa prova é avaliar o nível educacional de todas as crianças da rede municipal de ensino e, com o resultado, averiguar a porcentagem daquelas que ainda não estão equiparadas e, assim, destinar cada uma delas para a qualificação intensiva. O exame é realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com todas as escolas municipais.

De acordo com a professora Tânia Leite, coordenadora do programa, todos os estudantes que já iniciaram o ano letivo, fizeram o teste. "É preciso saber qual criança ainda não está alfabetizada para, com isso, nivelarmos e assim mudar o quadro de analfabetismo infantil em nossa cidade. Nessa primeira prova, conseguimos englobar todos os estudantes entre o segundo e quinto ano", disse.

Ainda segundo a coordenadora, nessa primeira avaliação também foram distribuídos os kits do Instituto Alfa e Beto (IAB). Este tem a função de promover a efetiva alfabetização das crianças, por ser este o maior problema da educação no Brasil. Por essa razão, o Programa Alfa e Beto de Alfabetização constitui o carro-chefe das ações do IAB.