A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza para a população, no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos, a Profilaxia de Exposição Sexual (PEP Sexual), indicado para situação excepcionai em que ocorrer falha, rompimento ou não uso da camisinha durante a relação sexual. A coordenadora da Rede de Atenção Especializada, Giselda Barbosa e Silva Santana, disse que a pessoa passa por uma rigorosa avaliação antes de ser submetida ao tratamento.
Giselda lembra que, apesar da PEP Sexual estar disponível no Cemar, das 8h às 17h, essa profilaxia não é indicada para todos e nem deve ser usada a qualquer momento. Ela não substitui o uso da camisinha e não deve ser utilizada em exposições sucessivas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativas. Além disso, as pessoas que se expõem ao risco com frequência podem ter sido infectadas pelo HIV em algumas dessas exposições e necessitam de avaliação médica – clínica e laboratorial – cuidadosa.
Ela alerta que o PEP Sexual é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos até 72 horas após a relação sexual, para reduzir o risco de transmissão do HIV (vírus da AIDS), quando ocorrer falha ou não uso da camisinha. Ao se dirigir ao Cemar, o paciente é encaminhado a uma assistente social e enfermeira e faz o teste rápido para HIV e sífilis. Mesmo que o resultado seja negativo (ou seja, que o paciente não tenha o vírus) ele recebe um medicamento para barrar a entrada da doença. Se o resultado no teste rápido for positivo, o paciente é encaminhado a uma psicóloga e submetido a exames mais detalhados.