Esporte e inclusão social se complementam por uma sociedade mais justa e igualitária. E esse pensamento une o secretário de Juventude e Esporte, Carlo Eloy, e o vereador de Aracaju, Lucas Aribé, que visitou na tarde desta segunda-feira, dia 1°, a Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp).
A pauta da conversa foi marcada pela situação dos paratletas aracajuanos, que estão necessitando de mais apoio. O vereador explicou situações envolvendo associações e as dificuldades enfrentadas pelo grupo, que vão desde incentivo a prática até recursos financeiros e de suporte para competições.
"O Brasil é o sétimo melhor país em esportes paralímpicos e pouco se fala sobre isso. Sergipe também tem grandes nomes mas não tem incentivo suficiente para que esses paratletas possam seguir se destacando e vivendo bem no esporte. Por essas e outras razões vim conversar com o secretário Carlos Eloy para saber o que está sendo pensando para essa área", afirmou Lucas.
A inquietação do vereador durou pouco, já que o secretário Carlos Eloy contou a novidade que beneficiará muitos paratletas em Aracaju. É construção de três Centros de Iniciação ao Esporte (CIE) que irão incluir espaço equipado para a realização de seis esportes paralímpicos, além de academia, vestiário e todo suporte básico para a prática de exercício com acessibilidade.
"Nossa preocupação é montar uma estrutura para preparar os atletas para as Olimpíadas de 2016. E isso inclui os paratletas, que mesmo com tantas dificuldades já nos dão tanto orgulho em competições. Então estaremos indo a Brasília para acertar os detalhes de construção desses centros que serão feitos no bairro Aeroporto, Ponto Novo e Bugio", ressaltou Carlos Eloy.
Cada CIE terá sete mil metros quadrados, ginásio para 200 lugares, pista de atletismo, área para arremesso de peso, pista de salto e outras estruturas para esportes olímpicos. A Sejesp entrará com a doação dos terrenos e o governo federal irá construir os centros. A previsão é de que no final de 2014 a estrutura já esteja em funcionamento.
Lucas Aribé aproveitou ainda para pedir que a Sejesp fizesse um calendário específico de eventos paralímpicos que acontecem na cidade e ainda parabenizou o secretário pela inclusão durante a 30ª Corrida Cidade de Aracaju. "A secretaria já começou bem mudando a corrida dos paratletas para o mesmo horário da corrida principal. A Sejesp está com projetos que dão evidência ao paratleta e não tenho dúvida que será uma secretaria com muitos êxitos por causa do trabalho de Carlos Eloy, da equipe e do prefeito João Alves", afirmou o vereador.
Carlos Eloy também elogiou a atuação de Lucas na câmara e ressaltou a importância dele como símbolo. "O trabalho que Lucas vem desenvolvendo é necessário para que cada vez mais a palavra inclusão esteja dentro do nosso cotidiano. Tanto é que ele é o convidado para correr na 31ª Corrida Cidade de Aracaju, no ano que vem, mostrando mais uma vez que ele é símbolo em Aracaju", disse o secretário.