Primeira reunião sobre Plano de Contingência é realizada

Segurança Municipal e Cidadania
03/04/2013 15h23
Início > Notícias > Primeira reunião sobre Plano de Contingência é realizada

Foi realizada na manhã de hoje, 3, na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), uma reunião com vários órgãos municipais e secretarias para discutir a elaboração do Plano de Contingência da capital sergipana, principalmente em épocas de chuvas.

O plano visa informar periodicamente ao prefeito sobre os dados colhidos e providências a serem tomadas; como articular esses órgãos e demais esferas para responder às emergências; prover suporte para o funcionamento dos sistemas e encaminhar, caso seja necessário, os relatórios circunstanciados à administração municipal, para decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Além de fornecer declarações oficiais à imprensa por intermédio da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Reginaldo Moura, esse primeiro encontro foi para entrar em consenso com outras entidades e visualizar quais estruturas possuem, para com isso atender as ocorrências de desastres na capital. "A finalidade desse plano é atuar preventivamente e saber que, numa área de risco, pode-se atuar prevenindo perda de bens e de vidas, mas caso aconteça algum fenômeno inesperado, possamos agir na reparação dos mesmos", explicou.  

O Coronel Moura ressaltou também que a Defesa Civil, através da Secretaria de Defesa Social e Cidadania, será responsável por acionar o plano e estabelecer o critério de alerta para as equipes de trabalho, enquanto persistir o evento.

Segundo o superintendente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Júlio Flores, essas ações promovidas pela PMA são de grande valia para prevenir. "Nós temos que estar sempre alertas com o decorrer das chuvas, resolvendo os problemas existentes, por isso temos que agir de modo que possamos minimizá-lo. Nós colaboraremos limpando as praças, desobstruindo bocas de lobo e limpando os canais, para que a água possa fluir naturalmente sem que haja a inundação dos mesmos", avaliou.

Para o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Carlos Eduardo Silva, a antecipação aos possíveis desastres causados pelas chuvas e fazer avaliações dos danos causados ao meio ambiente diante dos fatos é de extrema importância. "Cada secretaria deve contribuir, apontando as ações possíveis, e o da nossa Secretaria o caso é mais preventivo do que de ação, ao contrário da guarda municipal, SMTT, e Defesa Civil onde as ações são imediatas na resolução dos problemas da população", disse.

O representante da Secretaria de Infraestrutura, José Heleno, considerou que atitudes como essa são relevantes para antecipação de ações, onde a chuva é o caso mais alarmante. "Por ser uma cidade nivelada ao mar, com poucas áreas onduladas, deve-se prevenir grandes catástrofes e através da Emurb, por trabalhar diretamente em áreas viárias, já se tem uma noção dos pontos mais problemáticos durante os períodos chuvosos, e agora a gente adentra mais profundamente as áreas de risco", relatou.  

O diretor da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Enílson Aragão, descreveu que como se trata de um plano de contingência elaborado pela Defesa Civil e sendo parte agregada à Secretaria de Defesa Social e Cidadania, e integrante do sistema de segurança do município, a GMA dará todo o suporte. "É de fundamental seriedade a colaboração direta em eventos críticos de emergência que por ventura ocorram em nossa cidade. Por isso, a GMA disponibilizará seu efetivo para dar segurança num evento crítico, como também fará segurança de abrigos e participará diretamente no período necessário".