A convite da Secretaria da Saúde de Aracaju, o professor Eugênio Vilaça Mendes, um dos maiores intelectuais defensores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, vem à capital sergipana palestrar na Conferência 'Atenção Primária nas Redes de Atenção a Saúde'. O evento acontecerá na segunda-feira, dia 8, das 14h às 18h, no Teatro Tiradentes (Unit), na rua Simão Dias no Centro. A Conferência é realizada pela Secretaria da Saúde de Aracaju em pareceria com Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe e Unit.
A diretora de Atenção Primaria e Vigilância em Saúde (DAV) da Secretaria da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho Machado, explica que a conferencia é uma oportunidade única de reunir e sanar dúvidas das equipes técnicas e gestora da Saúde de Aracaju. “Eugênio Vilaça é um especialista em saúde pública e vai esclarecer o papel da Atenção Primária na coordenação e ordenação das redes de atenção à saúde. O bom desempenho neste setor é fundamental para melhoria nos serviços prestados à população”, afirma.
O público alvo da conferência são todos os técnicos da Secretaria da Saúde de Aracaju, gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF) e profissionais representantes de equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Também participam representantes de Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Técnicos SES, entidades de Classe, Unit, UFS e Fase.
Palestrante
Eugênio Vilaça Mendes é cirurgião-dentista, professor e consultor em Saúde Pública. É natural de Pará de Minas (MG), graduou-se em Odontologia, em 1961, na UFMG – à época, UMG. Especialista em Planejamento de Ações de Saúde pela Escola Nacional de Saúde - FIOCRUZ/RJ, Professor e Cirurgião-dentista, na década de 1970, foi fundador do Curso de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC/Minas, de que foi Diretor até 1983. Atuou significativamente no processo de construção e implementação da Reforma Sanitária Brasileira. Em 1985, tornou-se Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde-OPAS e representou um elo essencial entre esse Órgão e o Governo brasileiro, com destaque para a produção do Modelo dos Sistemas Locais de Saúde. Presta consultoria a diversos Estados e Municípios brasileiros e é, ainda, autor dos livros: Uma Agenda para a Saúde e Distrito Sanitário e Sistemas Locais de Saúde.