Na manhã do último sábado, 7, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou mais uma reunião com os comerciantes do segmento de lanches que atuam em vários locais públicos da capital. O encontro aconteceu na sede da Diretoria de Espaços Públicos do órgão e contou com a participação de representantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Sebrae e Coordenação Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa).
"No início do semestre realizamos uma reunião com este público que expôs suas necessidades e, ao mesmo tempo, tomou conhecimento de algumas exigências estabelecidas pela vigilância sanitária com o foco na segurança alimentar. Assumimos também o compromisso de efetuar uma parceria com o Sebrae e Fundat na intenção de viabilizar cursos de qualificação e formalização de negócios e além disso, fortalecer a parceria da Guarda Municipal neste processo garantindo, assim, mais segurança ao trabalho destas pessoas desenvolvidos geralmente em praças e canteiros de várias regiões da cidade. A ideia é fomentar um canal de negociação e oferecer condições para a melhoria do serviço e não de punir", explicou o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Luís Carlos.
Em sua fala, o representante da Guarda Municipal de Aracaju, Acrenaldo Cardozo, comentou sobre o papel da GMA em relação à segurança. "A GMA está passando por um período de adequação em sua estrutura com o objetivo de ofertar mais segurança para a população ao desenvolver um ostensivo mais presente. Um dos projetos do prefeito é de possibilitar um Posto Policial Comunitário - PAC -, em todas as praças da cidade com o auxílio de viaturas, enquanto isso, contamos com o apoio da população de quando necessário ligar para o número 153, que é gratuito, na intenção de registrar alguma ocorrência", justificou o supervisor da GMA.
A representante do Sebrae, Daniela Fausto, destacou sobre a iniciativa de formalizar o serviço através da instituição. "O Sebrae possui um leque de opções para comerciantes interessados em formalizar o seu negócio e esta ação beneficia e muito o comerciante que pretende legalizar seu comércio contribuindo com os impostos para ter até direito a aposentadoria. Pretendemos realizar um grande mutirão com este público para que de modo coletivo seja formalizado o negócio destes como micro empreendedor individual", disse.
Já a representante da Fundat, Alzira Leite, comunicou aos participantes a respeito de cursos de qualificação profissional disponibilizados pelo órgão. "O objetivo da Fundat é ofertar cursos de qualificação profissional, e antes de iniciar uma turma desenvolvemos esta conversa com os futuros participantes para que conheçam a ideia da instituição e alguns representantes para estreitar os laços. Temos até dezembro cursos disponíveis de atendimento ao cliente e manipulação de alimentos, além disso, o órgão oferece também opções de facilidade ao crédito conhecido como Credpovo. A Emsurb será a ponte entre estes comerciantes e a Fundat", justificou.
Na reunião a Vigilância Sanitária apresentou algumas medidas de segurança alimentar. "A partir de agora temos uma equipe formada que irá desenvolver uma fiscalização nestes estabelecimentos não só durante o dia, mas também no período da noite, pois já discutimos sobre as medidas que devem ser adotadas principalmente no uso de álcool em gel e luvas e cabe agora fiscalizarmos os serviços no foco da saúde da população. Outra questão é a da pequena parcela de estabelecimentos que possuem o alvará com a nossa autorização, e esta realidade precisa ser modificada", ressaltou a representante da Vigilância Sanitária Nazaré Aragão.
O proprietário de uma lanchonete na praça do Siqueira Campos disse ter ficado satisfeito com a ação. "Achei bem interessante esta reunião já que reuniu representantes de várias entidades neste encontro para fortalecer atividades como a nossa, que lida com alimentos. Fiquei bem interessado em fazer os dois cursos ofertados", disse Erik Mota.