Oferecer a todos os participantes, gestores e profissionais uma reflexão sobre o papel da Atenção Primária nas Redes de Atenção à Saúde, como também a necessidade de mudar o modelo de atenção à saúde vigente. Esses foram os objetivos da conferência sobre o tema, proferida pelo professor doutor Eugênio Vilaça Mendes, a convite da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que aconteceu no auditório da Universidade Tiradentes (Unit).
Durante a conferência, feita em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Unit, o professor Eugênio Vilaça disse que, no Brasil, 66% das doenças não precisariam necessariamente de internamento. Afirmou ainda que o sistema de saúde precisa ser integrado, operacionalizado de forma contínua, lamentando que a política interfira negativamente no setor de saúde.
Autor de diversos livros e consultor em diversos Estados na área de sistema de saúde, Eugênio Vilaça, também especialista em planejamento no setor pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), disse que a Atenção Primária à Saúde (APS) precisa de resolubilidade, comunicação e responsabilização. Lembrou que o modelo vigente no Brasil é o do trabalho em equipe, ao contrário do que ocorre no Canadá, por exemplo, onde o médico atende sozinho ao paciente, sem ajuda da enfermagem. “É ele mesmo que faz uma aplicação de injeção”, contou o professor.
A SMS está desenvolvendo esforços no sentido de reestruturar a organização de Sistema Único de Saúde (SUS), considerando com uma perspectiva, a Planificação de Atenção Primária no município, visando favorecer que o contato preferencial do usuário do SUS se dê na atenção primária, que tem três desafios: ser resolutiva, coordenar o cuidado e assumir a responsabilidade pela população, possibilitando potencializar a organização para, de fato, implantar as redes de atenção à saúde. Estes temas, inclusive, foram bastante detalhados pelo palestrante. A secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, disse que o momento é importante para fortalecer a rede primária. A secretária estadual de Saúde, Joélia Silva Santos, também participou da palestra.