Fundat capacita ambulantes sobre higiene alimentar

Formação para o Trabalho
09/04/2013 17h37
Início > Notícias > Fundat capacita ambulantes sobre higiene alimentar

A Formação de trabalhadores mais qualificados para o preparo e manuseio dos alimentos disponíveis nas feiras e eventos em geral. Foi com esse objetivo que a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), iniciou as aulas do curso de Educação Alimentar para feirantes e vendedores ambulantes da área alimentícia.A ação também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema),da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Vigilância Sanitária de Aracaju.

A primeira aula foi realizada nesta segunda-feira, 8, no Museu do Mangue, localizado no bairro Coroa do Meio. A meta é qualificar, até o dia 18 de junho, cerca de 500 vendedores ambulantes.  Para isso, instrutores do Sesi, vinculados ao Programa Cozinha Brasil, apresentarão conteúdos teóricos e práticos focados na higienização, manipulação, congelamento e aproveitamento integral dos alimentos. 

A carga horária do curso é de 10 horas. As aulas acontecem no período da manhã e tarde, sempre nas segundas e terças-feiras, considerado os dias de menor movimento nos serviços de atuação desse grupo profissional.

Segundo a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, o curso serve como um selo de qualidade ao público, garantindo qual o nível de preparação do ambulante sobre o manuseio do produto alimentício fornecido.

"Na verdade, estamos tentando disseminar uma cultura de segurança alimentar ao público, garantindo que eles estejam consumindo produtos de qualidade. Já que cada vendedor receberá um certificado comprovando que ele possui noções básicas de como oferecer um alimento higiênico e seguro contra o risco de contaminação", explica. 

Aprovação                                                                                                                          

Durante a aula inaugural, a gerente de alimentos da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa), Rosária Aragão, acompanhou as orientações dos instrutores e esclareceu a importância do curso para a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária.

"É uma forma de facilitar o trabalho dos agentes de inspeção, já que o número de ocorrências tende a diminuir e se tornar menos frequentes. Por isso, acho louvável a iniciativa da Prefeitura em oferecer o curso, ainda mais para um público mais carente", diz Rosária.

Já na avaliação de Adamilton Pereira, presidente da Associação de Vendedores Ambulantes e Usuários do Espaço Público de Sergipe (Avauesp), a entrega do certificado é uma forma de distinguir o profissional ambulante habilitado e apto para a comercialização de produtos alimentícios nos eventos.

"Acho que é uma oportunidade para nos organizamos e qualificarmos como categoria. Além de mostrar quem de fato é vendedor capaz de fornecer produtos de qualidade, daqueles que não estão preparados para isso", afirma o vendedor, mais conhecido pela alcunha de Bob Drinks.