Curso da Fundat aumenta renda familiar

Formação para o Trabalho
10/04/2013 14h12
Início > Notícias > Curso da Fundat aumenta renda familiar

Na casa de muita gente, os ovos de Páscoa ainda guardados na geladeira são sinal de uma festividade encerrada, mas na casa de dona Ana Célia eles são mais do que isso. Não só porque a Páscoa dela ainda não acabou, mas também porque cada chocolate representa superação e trabalho. Depois de três anos desempregada por problemas de saúde, a dona de casa encontrou na confecção de trufas e ovos de Páscoa uma forma de melhorar a renda da família.

Antes de investir tempo, dinheiro e trabalho na produção, dona Ana e sua filha buscaram conhecimentos sobre a melhor forma de trabalhar e decorar chocolates. "Nós duas fizemos um curso gratuito de chocolate de Páscoa oferecido em uma unidade da Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho) perto da nossa casa e os conhecimentos foram muito importantes, tanto que já estou fazendo outro curso, de doces e salgados finos, para poder variar nossos produtos", explicam.

O dinheiro investido na compra dos primeiros materiais foi sacrificante para dona Ana, mas a procura pelos doces foi tão grande que ela precisou voltar muitas vezes às lojas e passar várias noites trabalhando para entregar todas as encomendas. Ela conta que a sua Páscoa ainda continua, pois os pedidos de ovos de chocolate não param de chegar. "Vendi para pessoas da comunidade, para escolas, igrejas e até para uma empresa. A procura continua e, por isso, fiz e continuo fazendo chocolates de vários tipos e tamanhos para atender a todos os gostos e bolsos", diz ela.

Benefícios

O trabalho gerou benefícios para toda a família da dona de casa. Como é o caso da estudante Márcia dos Reis Santos, filha de dona Ana, que só conseguiu dedicar-se integralmente ao seu curso universitário após ajudar a mãe na confecção dos chocolates. Para ela, a nova fonte de renda não só ajudou a melhorar a situação financeira da família, como também permitiu que ela conciliasse os estudos com o trabalho.

"Antes eu tinha que trabalhar fora de casa e não dava a mesma atenção aos estudos. Agora posso me dedicar mais e não preciso sair de casa. Ainda não paramos, mas o trabalho foi tão importante para o nosso orçamento que já avisamos às pessoas que vamos continuar trabalhando com trufas e outros chocolates o ano inteiro", afirma a estudante.

Capacitação

A oficina de chocolate de Páscoa foi oferecida no bairro Jardim Centenário, na Unidade de Qualificação da Fundat. Segundo a coordenadora do local, Jailda Prado, esse exemplo serve para reforçar a importância desses serviços oferecidos gratuitamente. "Os cursos dão oportunidade e motivação para as pessoas, o que faz muita diferença. Para quem trabalha e vive em comunidades carentes, assim como essa, é sempre muito gratificante ver as oportunidades oferecidas gerando resultado e fazendo diferença na vida das pessoas", conclui.