O envolvimento com as drogas pode ser evitado quando se entende os motivos pelos quais esse cidadão opta pelas drogas. Sabendo disso, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), levou a população do bairro Lamarão, Zona Norte, uma palestra de conscientização e alerta. A apresentação foi durante o Prefeitura nos Bairros e envolveu palestrantes, mães e adolescentes presentes.
O psicanalista Anderson Pereira alertou sobre as relações interpessoais e familiares do indivíduo que se envolve com drogas, lembrando que, a ausência do diálogo e convívio familiar pode ser fator primordial para a inserção do adolescente nesse mundo.
"Ao longo do tempo, pude perceber que existe uma carência nas relações interpessoal e interfamiliar do cidadão que opta pelo mundo das drogas. O papel da droga nessa relação é perceptível devido a leitura que esse cidadão fez da vida no decorrer de sua história. O problema não está na família, mas, na ausência de troca de informação no lar, na ausência do convívio e do diálogo. Na percepção dos pais nessa convivência", revelou.
Durante toda a explicação do especialista, foi notória a curiosidade dos presentes. "A atenção, olhar e desejo por conhecer a temática por parte dos jovens e adultos mostra a carência de informação", completou.
Responsável pela palestra, o guarda municipal Maurício Xisto, ressaltou que a GMA não está apenas interessada em reprimir o combate às drogas, mas também tem a intenção de prevenir o acesso a ela e mostrar como os pais e as escolas devem lidar com isso, pautando no diálogo familiar.
"O combate da guarda é preventivo e temos a intenção de agir em todas as pontas da sociedade para, assim, diminuir o acesso dessa problemática ao cidadão". Ainda segundo o GM, a comunidade pede a informação, por isso a intimidade em toda a palestra.
"A população necessita de informação, de serviço, por essa razão passamos um ar intimista para, com isso, aproximar a comunidade de nós. E foi interessante ver o interesse de pais e avós em saber como lidar com a problemática, como cuidar e como evitar a inserção dos seus nesse mundo", finalizou.
Essa foi a primeira palestra organizada pela GMA com a temática na prevenção e combate às drogas.