Semfas leva ações do Cadastro Único ao Lamarão

Família e Assistência Social
13/04/2013 12h55
Início > Noticias > 54037

Ampliar o acesso das famílias ao Cadastro Único. Este foi o objetivo que fez a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) trazer ao bairro Lamarão, neste sábado, 13, as ações de inclusão e atualização do CadÚnico. A secretaria participa do Programa Prefeitura nos Bairros e, nesta edição, de forma bem especial porque sedia parte do evento nas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (cras) Dr. Carlos Fernandes de Melo.

Com uma estrutura capaz de atender até 100 famílias, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social instalou suas ações neste sábado no Cras e iniciou o atendimento ao público por volta das 7h30. Joana Maria Almeida dos Santos, 31 anos, foi ao Cras pela primeira vez em busca do Bolsa Família. Grávida, sem marido ou companheiro e única fonte de renda da família, disse que agora precisa do auxílio do programa para completar o sustento da família.

"Antes eu tinha uma boa estrutura porque era casada, mas agora estou sozinha com meus filhos", declarou a mulher, informando que também pretende fazer uso dos demais benefícios do Cadastro Único, como a tarifa social de energia elétrica e os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Simone Espinhosa Alves procurou a equipe de trabalho da Semfas para fazer o recadastramento. Há três anos sem atualizar as informações cadastrais, aproveitou a oportunidade de ter o serviço bem pertinho de casa e de forma bem mais rápida. "Sempre me faltava tempo, sempre tinha outras coisas mais urgentes para fazer, mas agora já estou em dia com as minhas obrigações", salientou a mulher.

Cerca de 30 profissionais formam a equipe de trabalho da Semfas no Programa Prefeitura nos Bairros, neste sábado.  O atendimento prosseguirá até as 17 horas, segundo informou a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita. "Louvamos este programa criado pelo prefeito João Alves Filho, porque ao longo das três edições observamos o quanto as pessoas precisam dos serviços do poder público municipal", declarou.