Quem ficou atento à programação da terceira edição do mutirão Prefeitura nos Bairros aproveitou para descartar o entulho que não tem mais serventia e que muitas vezes só gera transtornos dentro de casa. Móveis velhos, grandes peças obsoletas de metal e de madeira, colchões, dentre outros objetos acumulados pela comunidade foram recolhidos em todo o bairro Lamarão durante o programa realizado na Avenida Lamarão, das 7h às 17h deste sábado, 13.
O serviço conhecido como ‘Cata-Treco', da Gerência de Limpeza Urbana da Empresa Municipal de Serviços (Emsurb), está percorrendo todo o bairro recolhendo grandes objetos sem serventia que os moradores depositaram em frente às suas residências após saberem da ação por carros de som que percorreram a localidade divulgando a ação promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju durante os dias que antecederam o evento.
"Para esta ação contamos o trabalho de três agentes de limpeza que recolhem os entulhos da comunidade, um fiscal que auxilia o serviço e um motorista. Percebemos que a população já aprovou o serviço e, por isso, até contribui com a intervenção quando necessário", comentou o coordenador de Resíduos Sólidos da Emsurb, Reinaldo Souza.
A aposentada Maria de Fátima não perdeu tempo e logo que visualizou o caminhão Cata-Treco em sua rua decidiu descartar um móvel velho. "Estava com um sofá velho em casa sem uso e aproveitei esta oportunidade para eliminá-lo. É um serviço muito bom e gostei do programa ter sido realizado em meu bairro", comentou a moradora.
Material recolhido
O sucesso do serviço de Cata-Treco já está consolidado. Garantia é o quantitativo de material recolhido em outras edições do programa Prefeitura nos Bairros. No conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont, foram coletadas 2,08 toneladas e no bairro São Conrado, 1,65 tonelada, respectivamente 1ª e 2ª edição do Programa.
A ação do Cata-Treco acontece durante o programa que reúne as diferentes secretarias da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e órgãos municipais a fim de prestar serviços importantes à comunidade num só local. Para isso, cada secretaria é designada a exercer um papel fundamental e particular nas atividades desenvolvidas.