Um dos serviços levados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) nesta edição do programa Prefeitura nos Bairros é a oficina de bijuterias. As peças ensinadas são de confecção simples e barata, tornando-se uma boa opção para gerar renda para a população.
A instrutora da Fundat Rod de Castro Perrete oferece cursos e oficinas em vários municípios do estado e chama a atenção para a importância do serviço, que além de ser artístico e terapêutico, pode se transformar em uma opção financeira. "Sempre buscamos trazer peças acessíveis, tanto na confecção quanto com relação ao custo de produção. Um conjunto com um par de brincos e um colar custa em média três reais para a produção e pode ser vendido por R$ 15. Você consegue fazer 20 reais se transformarem em 100 tranquilamente", diz ela.
A oficina ensina ainda a fazer pulseiras utilizando uma técnica chamada de macramê. A oficineira Luci Sampaio informa que estas peças também são de confecção barata custando menos de dois reais e podendo ser vendidas até por cinco. "Essa oficina sempre faz muito sucesso, pois a pulseira é muito bonita e não é difícil de fazer", pontua.
A estudante Viviane Thaymara dos Santos foi uma das primeiras a participar da oficina e já estava ensinando outras pessoas do grupo. "Achei que era difícil, mas acabei com vontade de fazer um curso completo. Quando soube o preço para fazer e por quanto pode ser vendido, já fiquei com vontade de trabalhar com isso", fala ela, enquanto mostra a pulseira produzida.