Terça-feira, 16 de abril, é o Dia Mundial da Voz, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe de fonoaudiólogos e profissionais do Centro de Especialidades Médicas da Criança e Adolescente (CEMCA), no bairro Siqueira Campos, irá promover uma manhã de palestras e atividades lúdicas com o tema 'Em todos os ciclos da sua vida seja amigo da sua voz'.
A partir das 8h da manhã, fonoaudiólogos vão orientar crianças, jovens e adultos sobre cuidados para uma boa saúde vocal. Palestras, debates e brincadeiras como pintura de revista infantil educativa sobre cuidados com a voz são algumas das atrações do evento. O fonoaudiólogo responsável técnico de CEMCA, Arthur Marcelino, diz que o caráter preventivo e educativo do evento é de grande relevância, pois em Aracaju a procura por tratamento de doenças da voz por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é constante.
“No serviço de foanoaudiologia do CEMCA atendemos, sobretudo, casos de disfonia em crianças e adolescentes, isto é, casos de rouquidão, perda e desarmonia no tom da voz. O tratamento da disfonia é um dos de melhor evolução comparado a outras alterações de caráter fonoaudiológico atendidas no serviço. A depender da assiduidade do paciente e do tipo de alteração laríngea, em dez sessões, em média, é possível conceder alta do paciente”, afirma.
O fonoaudiólogo Arthur destaca que cuidados da infância até a melhor idade são de fundamental relevância para cuidar bem da voz. “Os cuidados com saúde em geral, boa alimentação e resistência são fundamentais para a plasticidade vocal. É importante que a voz seja cuidada em todos os momentos da nossa vida, pois é um o principal mecanismo de comunicação”, explica.
No CEMCA é realizado atendimento para tratamento de disfonia em crianças e adolescentes, além do tratamento de outras desordens fonoaudiológicas e atendimento clinico psicológico e médico geral e especializado.