A noite da última segunda-feira, 15, foi marcada pelo reconhecimento de um homem que tanto fez e faz pela história educacional e intelectual do Estado de Sergipe. Jouberto Uchôa tomou posse na Academia Sergipana de Letras e o momento foi prestigiado pelo prefeito João Alves Filho.
Uma noite especial que recebeu a presença de convidados de renome no Estado. Como um dos membros da ASL, João Alves fez questão de ressaltar a importância de eleger Uchôa como o mais novo imortal. "Nesta noite, a Academia praticou um ato de justiça e, como acadêmico, fui um dos que votou em Uchôa, este que é um orgulho para o nosso Estado, tamanha a sai dedicação e empenho para com a educação", assinalou o prefeito de Aracaju.
Ocupando a cadeira de número 23, que antes pertenceu ao jornalista e escritor Luiz Antônio Barreto, Jouberto Uchôa concorreu com a professora Cléa Maria Brandão, e recebeu 21 dos 39 votos.
"É inegável a grandiosa representatividade de Uchôa. Agora, sendo membro da Academia, tenho certeza que irá contribuir ainda mais para o amadurecimento do intelecto do nosso estado e eu, me sinto muito satisfeito por fazer parte desse momento histórico", frisou João Alves.
O Imortal
Nascido em 1936, Jouberto Uchôa de Mendonça começou suas atividades ligadas à educação em 1954.
Hoje o professor Uchôa é reitor da Universidade Tiradentes, uma das maiores e mais conceituadas instituições de ensino superior do Nordeste, e preside o conselho do Grupo Tiradentes, mantenedor da Unit, em Sergipe; da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), considerada pelo MEC como a melhor IES de Alagoas; e da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), que possui cinco unidades de ensino, pesquisa e extensão em Recife.
Autor de quatro obras, sua vida literário teve início em 2002. Durante esses 11 anos, Jouberto Uchôa foi autor dos livros: "Sergipe Panorâmico", em parceria com pesquisadora Maria Lúcia Marques; "Caminhos da Capital: 150 motivos para viver as ruas de Aracaju"; "Universidade Tiradentes - do ginasial ao superior: 50 anos na educação brasileira"; e "Jouberto Uchôa de Mendonça: vida & experiência" é a biografia do reitor, foi lançada no ano passado e tem coautoria de Luiz Antônio Barreto.