Secretaria de Cultura se reúne com representantes do MinC

Funcaju
17/04/2013 15h21
Início > Noticias > 54096

Na manhã desta terça-feira, 17, o secretário de cultura Josenito Vitale (Nitinho) e a secretária adjunta, Aglaé Fontes, reuniram-se com representantes do Ministério da Cultura na sede da Secretaria Especial de Cultura (SEC). Nesta se foi discutido a disseminação da cultura, arte e lazer nas áreas mais carentes da Capital.

"Ao difundir a arte, a leitura e o lazer nas comunidades de Aracaju, oportunizaremos os jovens e adultos as atividades diárias", afirmou Nitinho. Sabendo que a cultura é um dos meios de mudança social, o secretário afirmou ainda que "É possível mudar a realidade, mas, para que isso aconteça, a cultura tem que ir onde o povo está".

Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) têm como finalidade integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, além de práticas esportivas e de lazer, formando e qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho, por meio de serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. De modo a promover a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade das cidades brasileiras.

Mônica Tigre foi uma das representantes do Ministério da Cultura que estiveram no encontro. Para ela essas reuniões são a oportunidade de orientar as cidades inseridas nos CEUs, que se farão presentes em seminários da capital baiana. "A diretoria de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura é responsável pelo acompanhamento das obras e dos seminários regionais que acontecerão a partir do mês de maio, em Salvador, Essas reuniões são justamente para orientar e fomentar os municípios contemplados com os CEUs", esclareceu.

De acordo com Agláe Fontes, estes espaços são idealizados com o intuito de levar cidadania e cultura às localidades. "Nosso objetivo é levar pontos de cultura a toda população aracajuana. A princípio, os bairros Santa Maria e Olaria, receberam  esse investimento do Ministério da Cultura, em parceria com SEC, onde serão construídas duas praças nos bairros", ressaltou.