Os livros são grandes formadores na infância, contribuindo para a aprendizagem de modo divertido e encantador. Com este propósito, teve início nesta quinta-feira, 18, as comemorações ao mês do livro, na Biblioteca Ivone de Menezes, uma das unidades da Secretaria Espacial de Cultura de Aracaju (SEC), com a Exposição ‘Monteiro Lobato' durante a Hora do Conto Especial.
Entre contos, música e diversão, crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas voltadas à leitura. Para a coordenadora do Setor Infantil da Biblioteca, Ivanice Mota, trabalhos que estimulem a criatividade e a aprendizagem fazem com que crianças e jovens consigam conviver melhor em sociedade.
"No mês de abril podemos levar a leitura de forma divertida, trabalhando as diversas obras de Monteiro Lobato, nosso homenageado. Mas o maior desafio é trazer a comunidade para dentro da biblioteca no mundo tecnológico em que vivemos. Durante esse mês eles vão encontrar o aprendizado de forma lúdica e a importância da vivência com os livros e a troca de experiências com outras crianças é enriquecedora para a vida de cada um", comenta a coordenadora.
A atividade teve a participação do voluntário Tarcísio Bruno, na conotação da história ‘O Reizinho da Fome', da autora Marilda Castanha, que atraiu os olhares atentos da criançada. Na programação também houve o espetáculo musical "O Caderno", do autor Toquinho e a confecção de um livro, onde as próprias crianças foram autores por um dia, fazendo com que desta maneira os alunos sejam estimulados tanto para leitura como possíveis talentos da escrita.
"As crianças frequentam mais as bibliotecas do que os adultos. Isso mostra que o livro mexe com a imaginação, transmite conhecimento e une formadores de opinião, pois as crianças se reúnem para a troca de experiências sobre as obras que eles já leram. A problemática encontrada hoje, é que às vezes as escolas não se programam em trazer seus alunos para esse mundo na biblioteca", explica a professora de artes da biblioteca, Adriane Pereira.
Biblioteca Municipal Ivone de Menezes
A biblioteca é a primeira projetada para atender a população da zona Sul da cidade. Localizada no conjunto Augusto Franco, possui um grande acervo de livros, periódicos e materiais multimídias. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
As atividades na biblioteca acontecem nas terças e quintas-feiras das 8h às 12h e das 14h às 18h. Escolas ou grupos que queiram visitar a Exposição e participar como voluntários na Hora do Conto podem ligar para (79) 3179-6411 e falar com Ivanice Mota.
A biblioteca está localizada na praça Major Edeltrudes Teles, bairro Farolândia. Telefones: (79) 3179-4610/4611.