Mesa redonda irá debater saúde do trabalhador em Aracaju

Saúde
24/04/2013 16h05

Nesta quinta-feira, 25, a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (REAST) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai promover uma mesa redonda com o tema “Por que tantas Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. O evento acontece das 8h às 12h no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, rua Laranjeiras S/N (antiga escola normal) – bairro Getúlio Vagas. 

Durante a mesa redonda, serão apresentados panoramas epidemiológicos dos Acidentes de Trabalho Graves no Município de Aracaju, além de ações do Ministério Público do Trabalho frente aos Acidentes de Trabalho. Além disso, vai haver a apresentação do Panorama dos Acidentes de Trânsito e de Trajeto com o capitão José Luís Ferreira dos Santos, diretor de Trânsito da SMTT. 

A coordenadora da REAST, Mônica Rocha, destaca que o debate visa o envolvimento de diversos públicos, como trabalhadores da construção civil, saúde, transporte e educação, alertando para a importância da segurança e saúde no trabalho. 

“A mesa redonda antecipa as ações pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, dia 28 de abril. Vamos promover um momento de reflexão, visando meios de reduzir o quantitativo de acidentes e agravos relacionados ao trabalho em Aracaju”, explica Mônica. 

Confira a programação:
9:00 - Abertura e composição de mesa
9:10 - Panorama Epidemiológico dos Acidentes de Trabalho Grave no Município de Aracaju, com a enfermeira Carla Porto do CEREST Anísio Dário.
9:30 - Panorama Previdenciário dos Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, com  o Dr. Sérgio Lopes, chefe da perícia médica da gerência do INSS.
9:50 - Discussão
10:00 – Intervalo
10:15 - As ações  do Ministério Público do Trabalho frente aos Acidentes de Trabalho (Ministério Público do Trabalho)
10:40 – Panorama dos Acidentes de Trânsito e de Trajeto, com o Capitão José Luís Ferreira dos Santos, Diretor de Trânsito da SMTT.
11:00 – Discussão