Conselho Municipal de Assistência Social capacita membros

Família e Assistência Social
25/04/2013 14h16
Início > Notícias > Conselho Municipal de Assistência Social capacita membros

O Conselho Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), está realizando nesta quinta-feira, 25, o primeiro módulo do curso de capacitação para seus conselheiros e convidados. O evento está acontecendo no Hotel Aquarius, durante todo o dia, e conta com um público de cerca de 55 pessoas.

"O objetivo do curso é capacitar os conselheiros na atuação das políticas de assistência social no município de Aracaju, para que tenhamos clareza de como elas acontecem", informou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lidiane dos Anjos Santos, acrescentando que a capacitação será desenvolvida em cinco módulos e se estenderá até novembro deste ano.

O primeiro módulo abordou a temática "A Construção Histórica da Assistência Social no Brasil" e nesta manhã a palestrante foi a assistente social Rosária Rabelo. "Estamos trazendo um pouco da trajetória histórica para que todos possam compreender a atual configuração da assistência social no país", explicou Rosária Rabelo, destacando o quanto é oportuna a capacitação.

"Temos conselheiros novos porque a renovação é grande  e essa capacitação permite a troca de conhecimentos, contribui para o fortalecimento da política pública de assistência social e também vai ajudar bastante na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)", enfatizou a palestrante.

Subtemas

Durante o primeiro módulo serão debatidos subtemas como: Percurso Histórico Trilhado pela Assistência Social; A Configuração Atual e o Controle Social da Política de Assistência Social; e Instrumento de Regulação e Atuação dos Conselhos. "Estou aprendendo muito sobre a assistência social, sua história, sua política, e me surpreendeu saber que a assistência vem de muito longe. Eu pensei que era uma coisa nova", disse a conselheira Erivânia Silva de Menezes, que representa a Casa da Doméstica no conselho.   

Módulos

Até novembro, serão realizados mais quatro módulos que irão abordar temáticas como: A Rede Socioassistencial; Rede Suas e Cadastro Único de Programas Socais com ênfase na utilização do Sicnasweb; Orçamento e Financiamento; Órgãos de controle interno e externo; Identificação dos Serviços; Condição de Funcionamento dos Serviços; Plano Brasil sem Miséria, entre outros.