Mesa redonda debate sobre acidentes do trabalho em Aracaju

Saúde
25/04/2013 15h05
Início > Notícias > Mesa redonda debate sobre acidentes do trabalho em Aracaju

De 2005 a 2012, 802 casos graves de acidente do trabalho foram notificados em Aracaju.  A informação foi divulgada hoje, 25, por técnicos da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (REAST) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) durante apresentação sobre Panoramas Epidemiológicos dos Acidentes de Trabalho Graves no Município. A palestra ocorreu durante uma mesa redonda promovida pela SMS no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, no bairro Getúlio Vagas. O tema do evento foi “Por que tantas Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. 

Durante o debate, a coordenadora da REAST, Mônica Rocha, explicou que dos 802 casos notificados, 80 vítimas são trabalhadores da construção civil, 62 trabalhadores agropecuários, e 51 motociclistas que atuam no transporte de documentos e pequenos volumes. 

 “Os números servem de alerta já que estamos às vésperas do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, dia 28 de abril. As empresas e também os funcionários precisam prevenir, notificar casos e tratar com mais atenção as medidas necessárias para segurança do trabalho”, disse a coordenadora da REAST. 

Mônica Rocha destacou o atendimento, notificação e diagnóstico em saúde para o trabalhador e também capacitações, seminários e palestras em empresas e sindicatos são algumas das ações desenvolvidas pela REAST, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário. 

Na mesa redonda também houve apresentação do Panorama dos Acidentes de Trânsito e de Trajeto com o diretor de Trânsito da SMTT. Ações do Ministério Público do Trabalho frente aos Acidentes de Trabalho e aspectos previdenciários ligados a atuação do INSS também foram temas debatidos. 

A estudante do Curso Profissionalizante em Administração de Condomínios Maria Vandete dos Santos esteve presente durante a mesa redonda. “Achei uma excelente iniciativa, acredito que o uso de procedimentos e equipamentos para segurança e prevenção de acidentes ainda é negligenciado em muitos ambientes de trabalho”, afirmou.