Semed dispõe de recursos para atender alunos com necessidades especiais

Educação
25/04/2013 14h33
Início > Notícias > Semed dispõe de recursos para atender alunos com necessidades especiais

 A Secretaria Municipal de Educação (Semed), se mantendo preocupada com os alunos que são matriculados na rede municipal de ensino, e pensando em melhorar a educação cada vez mais, dispõem de recursos e profissionais capacitados para incluir nas escolas alunos portadores de necessidades especiais.

Um exemplo dessa inclusão acontece na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Helder Câmara, localizada no bairro Industrial, que tem matriculado em seu quadro de estudantes dois alunos com deficiência visual que recebem todo o apoio necessário para a sua inserção na escola. A Emei dispõe de orientações das técnicas da Coordenadora de Educação Especial (Coeesp) e do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual (CAP).  As professoras recebem o apoio de estagiários capacitados para acompanhar os alunos.

A Diretoria de Ensino (DENSI), através da COEESP, faz o acompanhamento de todos os alunos que necessitam da educação especial da Semed. Os alunos são encaminhados às salas de recursos e ao CAP onde recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de outros serviços, como o atendimento psicológico, que a Semed tem parceria. A COEESP/CAP também realiza visitas nas escolas e domicílios para melhor orientar os professores e familiares sobre o Atendimento Educacional Especializado.

Além desses atendimentos, a Secretaria Municipal de Educação tem em seu quadro de funcionários, portadores de necessidades especiais. No CAP, o professor Luiz é deficiente visual e trabalha ensinando Braille. Já a professora Ilná Batinga, que tem visão subnormal, ministra aula de soroban.

O CAP

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual (CAP) desenvolve um papel muito importante no Estado de Sergipe. É o único no país com gestão municipal e presta atendimento aos alunos com deficiência visual de todos os municípios do estado. Este ano, o município de Lagarto matriculou 11 alunos no centro.

Além de prestar todo o apoio ao ensino de Braille, Soroban, Orientação, mobilidade e reprodução de materiais, o CAP tem uma turma de estimulação essencial (de 0 a 6 anos), que desenvolve atividades para estimular a criança cega desde cedo.

O CAP é localizado na Rua Leonardo Leite número 194, no bairro São José.