Fundat participa de reunião do MTur sobre Pronatec Copa

Formação para o Trabalho
30/04/2013 11h11

Empresários, representantes de instituições de ensino e gestores públicos municipais e estaduais estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 29, para conhecer as ações elementares do Programa Pronatec Turismo, criado pelo Governo Federal, com o objetivo de oferecer cursos de qualificação para profissionais que pretendem ou já atuam em estabelecimentos do segmento turístico.

A reunião foi conduzida pela representante do Departamento de Qualificação do Ministério do Turismo (MTur), Marcela Dieckman, que explicou o direcionamento do conteúdo oferecido nos cursos e esclareceu como seria a atuação de cada classe representativa no processo de realização do Programa. Na oportunidade, ainda foi enfatizada que Aracaju está incluída na lista de cidade beneficiária do Pronatec Turismo pela sua proximidade com os locais que funcionarão como sedes dos jogos da Copa do Mundo e das Confederações.

"Mesmo não sendo uma das 12 cidades-sedes ou uma cidade localizada no entorno destes espaços, Aracaju está a uma distância próxima destes centros e se constitui como um destino turístico capaz de captar a atenção de visitantes que irão assistir aos jogos. Por isso, a intenção do Governo é destinar cursos de capacitação que sirvam para melhorar a qualidade do serviço de atendimento aos turistas, a partir das instruções técnicas e pedagógicas inclusas no Pronatec", disse a representante do MTur, explicando que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica voltados para a inserção de mão-de-obra qualificada no mercado.

Vertentes

O Pronatec Turismo inclui três direcionamentos de atuação, constituídos como o Pronatec Copa Social, Pronatec Copa na Empresa e Pronatec Copa. Para as duas primeiras vertentes, as deliberações não serão executadas pelo Governo Municipal que só atuará, exclusivamente, nas ações relativas ao Pronatec Copa voltado para a qualificação de pessoas que ajudem a suprir a necessidade de nova mão-de-obra profissional no campo turístico local.

Nesse sentido, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) em conjunto com a Secretaria Municipal de Comércio, Indústria e Turismo (Semcit) trabalharão para executar novos projetos de cursos de capacitação, por meio de parcerias com entidades ofertantes de ensino, como institutos do Sistema "S" (Senac, Sesi e Senat).

De acordo com a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, essa nova vertente do Pronatec impulsionará a criação de mais oportunidades de emprego para os aracajuanos. "A Fundat já atuava como demandante de alguns cursos do Pronatec vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social e também voltados para a qualificação profissional. Agora, com a inclusão dessa nova vertente, a Fundação também se voltará para promover a pactuação de cursos direcionados para o incremento do setor turístico, o que ajudará a suprir a carência de profissionais especializados na oferta de excelentes serviços de atendimento", explicou.

O secretário adjunto da Semict, Fábio Andrade, avalia que os cursos de qualificação não só atenderão às necessidades turísticas relacionadas aos eventos esportivos, mas também se estenderão para a receptividade de turistas em diversos momentos.

 "A qualificação não ficará restrita ao tempo de realização das atividades, mas também se estenderá para outras ocasiões e abarcará um extenso número de trabalhadores, desde os que estão vinculados ao emprego formal, como também prestadores de serviços autônomos, taxistas e até ambulantes. Por isso, observando essas necessidades, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Semict, fará um trabalho incessante para oferecer as devidas condições para aprimorar os serviços de atendimento ao setor turístico local", reforça.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Paulo Eirado Filho, avalia na elevação do nível de prestação de serviços pelas empresas, permitindo ao consumidor um constante nível de exigência na questão do atendimento.

"Não será somente exigido um aprimoramento na questão do atendimento, mas também entrará outros quesitos que, até antes, não seriam muito considerados como postura, higienização, vestimentas e toda estrutura oferecida pelo ambiente. Será uma herança positiva surgida pela necessidade destes grandes eventos, mas que influenciarão na adoção de um novo padrão de trabalho para as empresas em geral", pondera.

Pronatec Copa

No ano passado, foram criadas 57 mil vagas de alunos nas 120 cidades que aderiram ao Pronatec Copa, sendo que, até o próximo ano, a meta é ampliar para 240 mil números de vagas. Na capital sergipana, em 2012, os cursos do Pronatec já foram ofertados para 1102 alunos, distribuídos em 44 turmas. Para este ano, somente com as turmas do Pronatec Copa, o Governo Federal planeja direcionar a criação de 1140 vagas de cursos para a capital sergipana.

As turmas de capacitação estão inseridas no eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, compreendendo habilidades na área de camareiro, garçom, recepcionista, auxiliar de cozinha e organizador de eventos. A pactuação destes cursos ocorre a cada três meses e estão em constante avaliação de ajustes, segundo necessidades identificadas para a demanda de trabalho local.

A gestão municipal trabalhará em parceria com as entidades ofertantes de ensino, como também com o próprio setor empresarial que fará o diagnóstico de quais áreas precisam da inserção de nova força de trabalho qualificada.