Saúde do Homem mobiliza trabalhadores no bairro Jabotiana

Saúde
30/04/2013 14h57

Tabagismo, alcoolismo, prática de esportes e alimentação saudável foram assuntos que chamaram atenção de cerca de 40 funcionários de uma empresa de terraplanagem no bairro Jabotiana na manhã de segunda-feira, 29. Na ocasião, o coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da Secretaria da Saúde de Aracaju, Fabrício Almeida, realizou uma palestra sobre orientações para uma vida saudável e sensibilizou os homens para mudanças de hábitos nas próprias vidas. 

“Tão importante quanto buscar ajuda quando já estamos doentes é prevenir doenças através de uma série de hábitos que fazem bem saúde e contribuem para uma vida mais duradoura e com qualidade”, explicou Fabrício Almeida, que falou da importância de uma alimentação rica em frutas, verduras e dos benefícios que a prática de atividade física proporciona ao corpo humano. 

Fabrício chamou atenção para que os homens superem preconceitos e passem a cuidar melhor da própria saúde. “A realidade é que muita gente até morre de doenças como câncer de próstata por se recusar a fazer os exames preventivos. Hoje, o homem brasileiro está morrendo mais cedo e vive em média sete anos a menos que a mulher. O motivo é justamente a violência e a negligência com cuidados básicos como os hábitos saudáveis e a prevenção”, frisou o coordenador durante a palestra. Ele também convidou os trabalhadores a falar da importância do sexo seguro para prevenção de DSTs,  e debater sobre o combate a  violência doméstica e violência no transito que hoje vitima milhares de pessoas. 

O encarregado de terraplanagem Anderson Ferreira ficou satisfeito com a palestra sobre saúde do homem. Durante o debate, Anderson aprendeu que muitas doenças crônicas como diabetes e hipertensão podem ser prevenidas. “Viver de forma mais sadia é uma garantida de uma saúde melhor. Agora vejo que hábitos simples podem transformar a vida”, disse o trabalhador, que planeja buscar uma alimentação livre do excesso de sal, frituras e gorduras.