Prefeito reafirma credibilidade do secretário Eduardo Matos

Agência Aracaju de Notícias
03/05/2013 10h07

Num ambiente bastante aprazível o prefeito João Alves Filho compareceu na noite desta quinta, dia 02, no Cabaré de 5ª, em sua primeira edição de 2013. O prefeito de Aracaju foi questionado sobre situações da atual gestão municipal e respondeu a todas sem hesitação.

"Coloco-me à disposição plena, não tenho segredos. A vida de um político deve ser um livro aberto, não tenho nada a ocultar". Com essas palavras João Alves Filho deu por iniciada a rodada de perguntas sobre assuntos como mobilidade urbana, obras, segurança, saúde e até mesmo eleições 2014.

A respeito das declarações do atual secretário Estadual do Meio ambiente, Genival Nunes, de que não tem nada a ver com o desmoronamento, e sim com as questões ambientais, João Alves disse que todos têm responsabilidade com o fato por ser uma questão pública.

"Fui Ministro do Meio Ambiente e conheço todas as dificuldades dessa área. Porém esse é um caso de segurança pública. Quero me solidarizar com o secretário Municipal do Meio Ambiente Eduardo Matos, não apenas por ser um homem íntegro, mas também por ser uma referência no que diz respeito ao Meio Ambiente, um homem que tem história e credibilidade na área que atuou durante todos esses anos e agora tenho a honra de tê-lo como secretário da administração municipal", reafirmou o prefeito.

As obras da avenida Beira Mar, foram um dos assuntos mais destacados. Além do posicionamento do governador Marcelo Déda, com relação à obra e aos estudos a serem feitos, o prefeito voltou a afirmar que tem absoluta certeza de que Déda não foi bem informado a respeito desse assunto e que aprendeu a admirá-lo. "Levaram informações equivocadas ao governador. Não estamos fazendo nada aleatório nem de improviso. Técnicos da antiga gestão e outros que contratamos fizeram o mesmo diagnóstico, que aquela área poderia desabar. Inclusive, sugerindo a proibição da passagem dos trios elétricos durante o Pré Caju. A fragilidade está a vista", assegurou o prefeito.

Sobre mobilidade urbana, muitos queriam saber como ficará a Av. Beira Mar sofrerá uma interdição. O prefeito de Aracaju garantiu que vai cumprir a determinação da juíza Simone de Oliveira Fraga. "A equipe de Jaime Lerner esteve aqui essa semana e já tivemos diversas reuniões, juntamente com a SMTT, para criarmos medidas de como ficará o trânsito com a interdição do local. Pensamos da melhor maneira para que não causem tantos transtornos à população. Em relação a obra de contenção marítima, mesmo sendo uma questão de urgência, onde pela lei não há a necessidade da realização de licitação, resolvemos não fugir a regra e escolhemos uma das seis empresas participantes do processo licitatório", informou João Alves anunciando que as obras começarão na próxima semana.

De acordo com João Alves, um ambiente agradável e de cordialidade surgiu entre a Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe. "Quando o prefeito é de um partido e governador de outro, acontece no Brasil afora que o gestor municipal veta obras do Governo. No meu caso eu apoio Marcelo Déda para a realização de benfeitorias em Aracaju, apenas preciso ter conhecimento. Tenho bom senso e em primeiro lugar está o povo. Seria um ato de suposta valentia que a população é que seria mais prejudicada".

O prefeito ainda reafirmou que levará benefícios aos bairros Santa Maria (antiga Terra Dura) e Coqueiral. "Outro local que será beneficiado com obras da prefeitura é o bairro 17 de Março. Vamos concluir as casas que estão inacabadas", concluiu.

Quando questionado se seria candidato a governador em 2014, João Alves foi enfático ao responder que "era candidato a ser o melhor prefeito possível para Aracaju". Ainda a respeito sobre as eleições do próximo ano, o prefeito destacou que é muito cedo até mesmo para definir quem iria apoiar. "Sou muito pragmático. Aprendi com Tancredo Neves que política só se faz de acordo com os acontecimentos do dia".

O organizador do Cabaré de 5ª, jornalista Chico Freire, agradeceu a presença do prefeito e o parabenizou por se colocar a disposição. "O que fazemos é um bate-papo aberto com colegas de imprensa e com a sociedade em geral. Em nenhum momento o prefeito deixou de responder as perguntas. Hoje tivemos um ambiente bastante salutar e conseguimos o nosso objetivo que é levar informação ao povo de Aracaju".