Fundat promove semana de aperfeiçoamento para artesãos

Formação para o Trabalho
03/05/2013 09h30

Garantir uma boa formação requer não só esforço dos estudantes, mas também profissionais capacitados e atualizados. Investindo nessa ideia, a Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho) realizou, nos dias 29 e 30 de abril e 2 e 3 de maio, na Estação Cidadania uma semana de aperfeiçoamento para os instrutores que ministram cursos e oficinas de artesanato relacionados à Fundação.

A semana foi separada em seções a fim de melhor atender a variedade de técnicas utilizadas pelos artesãos. De acordo com a artista plástica e artesã Cláudia Oliveira, que ministra o aperfeiçoamento, durante a semana estão sendo atendidos cerca de 20 artesãos que trabalham com modelagem, como biscuits; com caixas de MDF, seja com pintura, forro ou outros tipos de decoração; e com material reciclado. "Como todos que estão aqui são profissionais e não leigos, eles já vem procurando detalhes e novidades para incrementar suas aulas e suas confecções", diz a artista plástica.

Cláudia Oliveira indica ainda que mesmo que o tempo de trabalho seja curto, a semana de aperfeiçoamento pode gerar resultados interessantes para os profissionais. "Não dá para fazer uma peça completamente finalizada nesse tempo, mas cada profissional acaba levando alguns detalhes para sua prática, que gera oportunidade tanto para o artesão quanto para a população, quando transmitimos os conhecimentos em um mutirão, curso ou oficina, por exemplo", comenta.

O artesão Luciano de Melo, um dos atendidos pela oficina de aperfeiçoamento, afirma que as pessoas que trabalham com artesanato precisam estar sempre atentas e em busca de novidades para os seus trabalhos. "Como também sou pedagogo e me preocupo com o ensino vim em busca de conhecimentos tanto para confecção de peças, quanto para tornar as aulas, de cursos e oficinas, ainda melhores", ele finaliza indicando que o encontro tem promovido uma interessante troca de experiências entre artesãos da cidade.