Oficina irá debater riscos e cuidados na utilização de piercing e tatuagem

Saúde
03/05/2013 10h56

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta sexta-feira, dia 3, das 13h às 17h, no CEMARH da rua Carlos Correia, no bairro Siqueira  Campos, uma oficina de sensibilização sobre os riscos da utilização de piercing e tatuagem para 110 pessoas, entre professores e profissionais de saúde.

Esse trabalho é voltado para profissionais da saúde e da educação do município de Aracaju, e tem como objetivo principal levar aos profissionais de ambas as áreas de conhecimento, informações sobre os cuidados que todos devem tomar na hora de  decidirem  por um destes tipos de arte.

A oficina será divida em temáticas. A primeira delas terá como tema a adolescência e será feita pelo pediatra Byron Ramos e a enfermeira da SMS, Rita Bittencourt, coordenadora do Programa Saúde Criança e Adolescência. A segunda será sobre arte no corpo e preconceitos, com  a coordenadora do Núcleo de Projetos, e, por fim, será discorrido o tema Riscos e cuidados do piercing e tatuagem, por Marília Uchoa e Kátia Solange.

Para aproximar os participantes e de fato sensibilizá-los diante da temática, cada estação irá tratar de temas complementares e receberá um terço do grupo por vez, o que possibilitará maior circulação da palavra e mais possibilidade de construção conhecimentos.

Os trabalhadores da saúde se dividirão em dupla e irão conduzir cada uma das estações de modo a garantir que os participantes tenham um momento especifico para conhecer e debater sobre cada um dos temas. Posteriormente, de 15 de maio a 15 de junho será realizada uma campanha sobre  o tema para estudantes do sexto ao nono ano.