Guarda Municipal conta com instrutores Spark

Guarda Municipal
03/05/2013 17h00

O constante investimento da Guarda Municipal de Aracaju(GMA), apoiada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec),  no aprimoramento técnico do efetivo rendeu novos frutos. Agora a instituição conta com dois instrutores do dispositivo elétrico incapacitante Spark, o qual é utilizado para a contenção de distúrbios.

Os guardas municipais Dilson Tavares Mota e Antônio Carlos Feitosa Júnior treinaram no Rio de Janeiro, em um curso promovido pela empresa Condor, fabricante da Spark. A capacitação abordou desde os conceitos básicos e princípios da eletricidade até estudos de casos. "Aprendemos a legislação, manuseio do equipamento, recomendações, contra-indicações de uso e a parte pedagógica de instrução. Depois disso, fomos para a parte prática, que foi com disparos reais e simulados em alunos voluntários", relatou Antônio Carlos.

"Nós tivemos a oportunidade de visitar a linha de montagem da Spark. Além disso, conhecemos as diferenças entre a Spark e a Taser. Uma delas é que a Spark aplica 40% menos energia do que Taser, por isso ela é mais segura", explicou Dilson Tavares.

A turma contou também com guardas de municípios de São Paulo e do Rio Grande do Sul. "O curso proporcionou um intercâmbio institucional entre a GMA e agentes de segurança de várias instituições do Brasil. Percebemos ainda o quanto os guardas do país estão sendo prioridade em atualização profissional. Esse apoio em capacitação é ímpar, porque qualifica e aprimora as atividades institucionais, garantindo mais confiabilidade no serviço dos guardiões", destacou Antônio Carlos.

Multiplicadores

Os novos instrutores deverão repassar todo o conhecimento aprendido ao efetivo da GMA. A instituição conta com 40 equipamentos e estuda como serão aplicados. "Já está sendo formulado um programa de curso que será realizado até a primeira quinzena de junho. A expectativa é que a Spark seja utilizada no Forró Caju", adiantou o guarda Tavares.

De acordo com o guarda, a Spark é mais uma ferramenta não letal que pode ser empregada no uso diferenciado e progressivo da força. "É o último nível de força a ser aplicado antes da utilização da arma de fogo", completou.

O diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, afirmou que a Semdec tem como diretriz estratégica a valorização dos profissionais que integram a instituição, promovendo a atualização continuada de cursos para os guardiões.