Guarda Municipal expõe serviços no bairro Coroa do Meio

Guarda Municipal
04/05/2013 15h16
Início > Noticias > 54256

Neste sábado, 4, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) apresentou à comunidade do bairro Coroa do Meio um pouco mais do trabalho prestado pela instituição. Quem visitou o estande conferiu os equipamentos,  exposição de fotos, fardas, brasões e armamentos utilizados pelo efetivo. Além disso, foram dadas orientações jurídicas e instruções para combater o uso de drogas.

O objetivo da ação, que faz parte do programa Prefeitura nos Bairros, é estreitar os laços da GMA com comunidade, demonstrando como é a Guarda Cidadã. "Esta iniciativa é fantástica porque promove a aproximação com a sociedade, mostrando que o papel da GMA é proteger o patrimônio e, no entendimento desta gestão, o maior patrimônio social é o povo, o cidadão", enfatizou a secretária Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec) Georlize Teles.

Segundo o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, a instituição atuou em dois eixos durante o evento. "Coube à Guarda fazer a segurança do local, bem como de todos os participantes do programa. Além disso, trabalhamos a divulgação institucional, mostrando não só os nossos equipamentos, mas também, o potencial intelectual dos profissionais que integram a GMA", explicou.

Palestras e orientações

Durante todo o evento, dois guardas municipais (GMs) ficaram encarregados de instruir os visitantes no tocante ao uso de drogas e a questões de cunho jurídico.  "Prestamos algumas informações acerca dos direitos das pessoas que buscaram a gente, mostrando o direcionamento para solução dos problemas apresentados", disse a GM Râmylla  Roosevelt Cardoso.

A moradora da Coroa do Meio Maria José Santos, 53 anos, disse que há um mês está tentando resolver um problema legal que envolve o seu filho, mas não sabia por onde começar. "Foi muito bom conversar com a guarda, porque ela me explicou coisas que eu não sabia como resolver. Agora já sei por onde começar", falou satisfeita.

Já o GM Maurício Xisto ficou incumbido de falar com os adolescente sobre os riscos do uso das drogas. "A intenção é preparar as pessoas para ter uma visão crítica sobre o uso de entorpecentes. Nas palestras, busquei avaliar o consumo das drogas em várias perspectivas, proporcionando aos ouvintes informações para atenuar as conseqüências sociais deste ato, bem como reduzir o impacto negativo da droga na saúde e na segurança pública", relatou.

 "É sempre bom trabalhos como esse da GMA, porque ensina às crianças e aos adultos o que é certo. A droga é um mal que atinge toda a família do viciado e eu, que tenho filhos pequenos, procuro sempre orientá-los a não entrar nesse mundo dos entorpecentes. Trabalho para que eles tenham um bom futuro", concluiu a senhora Joseane Silva depois de participar da palestra junto com os filhos.