Aids e sífilis. Estes dois tipos de doenças sexualmente transmissíveis foram o tema da palestra que o médico Almir Santana realizou na manhã desta segunda-feira, 6, no Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), para um público de cerca de 50 pessoas, formado principalmente por moradores de rua.
A palestra, que faz parte do Projeto "Aids sem Tabu", das estagiárias em Serviço Social Grayce Kelly Alves Santos e Maria Célia Dosea dos Santos, abordou prevenção e sintomas das DSTs, a importância do teste rápido e do pré-natal, entre outros assuntos.
Segundo o médico Almir Santana, iniciativas como esta possuem grande alcance social. "Acho importante o projeto, uma vez que a população de rua é de difícil acesso nesta forma coletiva. Notei que eles prestaram bastante atenção ao tema, demonstrando interesse verdadeiro em conhecer mais sobre as doenças sexualmente transmissíveis", destacou Almir Santana que também promoveu a realização do teste rápido de HIV para os usuários do Centro Pop, além da distribuição de preservativos.
Vulnerabilidade
Para a supervisora do projeto, a assistente social do Centro Pop, Maria da Glória de Almeida, o objetivo do projeto é fornecer informações sobre a Aids e também os meios de acesso aos serviços de saúde e assistência. "Caso algum teste rápido de HIV dê positivo, o usuário será encaminhado para tratamento", disse a supervisora.
Também participaram da palestra usuários de instituições parceiras que foram mobilizadas para esse fim, a exemplo do Acolher, Migrante, Caps AD Primavera e outros.