O recém-inaugurado Centro de Educação Ambiental Manoel Bomfim, no bairro Coroa do Meio, já está de portas abertas para a população. A estrutura atualmente abriga turmas de cursos da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).
Mesmo antes de inaugurar, o Centro de Educação Ambiental Manoel Bomfim, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), já funcionava como o local para as aulas. O curso foi distribuído em uma carga horária de 10 horas, em aulas sempre realizadas às segundas e terças-feiras, considerados os dias de menor movimento nos serviços de atuação dos profissionais capacitados.
Após completar um mês do início das aulas, a Fundat já formou mais de 240 ambulantes que participaram de aulas práticas e teóricas focadas em noções de higienização, manipulação, congelamento e aproveitamento integral dos alimentos. O curso de Educação Alimentar é realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).
Segundo a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, até o dia 18 de junho, a meta é qualificar mais de 500 vendedores ambulantes que, ao fim do curso, receberão um certificado de conclusão, como garantia de plena aptidão no processo de preparação e manuseio do produto alimentício fornecido em suas barracas.
"Na verdade, estamos tentando disseminar uma cultura de segurança alimentar ao público, garantindo que eles estejam consumindo produtos de qualidade. Por isso, cada vendedor receberá um certificado comprovando que ele possui noções básicas de como oferecer um alimento higiênico e seguro contra o risco de contaminação. O diferencial é que os ambulantes certificados terão prioridade em atuar como permissionários na comercialização de bebidas e alimentos em eventos da Prefeitura", explica Gláucia.
Para garantir a segurança dos alunos e a integridade da estrutura do recém inaugurado Centro de Educação Ambiental, onde ocorre o curso, será implantado, dentro de no máximo 15 dias, um posto da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) na Coroa do Meio. Entretanto, atualmente guardas municipais já se revezam na ronda do local.
Um dos locais onde pode ser implantado o posto da GMA é a antiga Casa dos Pescadores e Marisqueiras que, após constantes ações de vândalos que depredaram o imóvel, será reformada. "Caso a associação de pescadores deseje utilizar o local como sede, a Prefeitura irá reformar. Caso contrário, o espaço será transformado em um posto avançado da Guarda", explica o secretário de Infraestrutura, Luiz Durval.
Próximo ao local há, ainda, uma quadra de esportes que em breve também será reformada pela Prefeitura de Aracaju, dando à população mais um espaço de lazer e atividades esportivas.