Desde a última sexta-feira, 3, uma equipe com 12 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está atuando no cemitério São João Batista, localizado no conjunto Castelo Branco. A atividade segue até quarta-feira, 8, e está inserida nas ações de manutenção de espaços públicos da capital, que são realizadas cotidianamente em toda a cidade pela Diretoria de Controle Operacional (Dirop).
Segundo o diretor de operações da Emsurb, Robert Willyam, os trabalhos realizados no São João Batista incluem roçagem, varrição, capinação, retirada de lixo e folhas provenientes das árvores. A ação inclui ainda a limpeza do entorno do cemitério. "Neste período do ano, começamos a intensificar este tipo de limpeza nos espaços abertos da cidade, visto que o aumento da incidência das chuvas faz com que a vegetação cresça com mais facilidade", ressaltou o diretor.
Maria Aparecida Leandro, natural de Alagoas, comparou a limpeza em Aracaju com a desenvolvida em sua cidade natal. "Aqui a manutenção é constante. O que evita o mau cheiro por conta de infiltração de plantas e raízes nos túmulos. Pois muitos são estourados com algumas plantas", observou Maria Aparecida.