Fundat apresenta projetos de qualificação para trade turístico

Formação para o Trabalho
08/05/2013 16h06
Início > Noticias > 54306

Na manhã desta quarta-feira, 8, durante café da manhã com o Trade Turístico, a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Gláucia Guerra, apresentou os cursos de capacitação da entidade destinados para a formação de novos profissionais no segmento turístico. O objetivo dos cursos, inseridos no Pronatec Copa - programa de inclusão produtiva do Governo Federal, é suprir a carência de mão-de-obra especializada para o atendimento de visitantes à capital sergipana, especialmente durante os grandes eventos esportivos quando aumentará o fluxo de visitantes em todo o país.

Durante o seu discurso, Gláucia enfatizou que, inicialmente, as capacitações oferecidas consistem em cursos já previamente pactuados com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), uma das instituições de ensino integrantes do Sistema ‘S'.  As formações de auxiliar de cozinha, camareira, recepcionista, garçom e organizador de eventos serão executadas em um programa curricular com duração de dois meses, sendo que a abertura de turmas acontecerá a partir da demanda profissional apresentadas pelos empresários do setor.

"Esta apresentação formal do portfólio de cursos voltados ao eixo turístico parte da necessidade de conhecermos o que o empresariado local procura em termo de novas contratações. Tendo essas informações, será possível montar a estrutura dos cursos e direcionar os formandos para a área de maior carência profissional identificada pelos contratantes", explica Gláucia.

Além da preocupação nas áreas de formação, a presidente da Fundat também ressaltou que uma das prioridades da Fundação consiste no encaminhamento dos alunos egressos, a partir da atuação da Agência do Trabalhador. "Por meio da Agência, o aluno encontra mais facilidade de ser inserido no mercado de trabalho, pois os currículos já são encaminhados às empresas locais de acordo com as funções em que eles foram habilitados nos cursos. No caso do segmento turístico, os empresários da área interessados em contratar profissionais especializados também receberão estes currículos, atuando como parceiros da Fundat", afirma.

Na ocasião, o diretor regional do Senac Sergipe, Paulo do Eirado, assegurou o nível de excelência do projeto pedagógico dos cursos de formação turística, respaldados pelos critérios técnicos de aprendizagem da instituição. "O Senac, como parceiro da Fundat, é o órgão executante dos cursos e conta com toda preparação prática na disponibilidade do conteúdo oferecido nas habilitações ensinadas. Estamos à disposição da classe empresarial para dúvidas ou sugestões, sempre enfatizando que não há nenhuma diferença no nível de aprendizagem das qualificações ofertadas ao público pagante ou que não se encaixa no perfil", frisa.    

Semict

Na solenidade, foram divulgadas as ações e políticas da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) voltados ao desenvolvimento do turismo local. Dentre os projetos apresentados, estão o da reforma completa da Orlinha da Praia dos Artistas; a construção de uma arena multiuso com capacidade para 7 mil pessoas; a reforma do parque da Sementeira; a construção de um camelódromo na área do Mercado Central; o balizamento da Croa do Gore e Viral.

O secretário da Semict, Walker Carvalho, também destacou a realização de cursos de qualificação nas áreas de atuação da secretaria, que serão organizados em parceria com a Fundat. "Além de atuar ativamente em políticas de incentivo para o crescimento da indústria, comércio e turismo, a Semict também facilitará a criação de cursos de capacitação para profissionais inseridos nesses segmentos econômicos. Para isso, contaremos com a parceria da Fundat que nos auxiliará na organização e montagem desses cursos", diz.