Campanha contra Hanseníase e Verminoses acontece nas escolas

Saúde
08/05/2013 17h04
Início > Noticias > 54307

A Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Geohelmintíases (Verminoses) acontece até o dia 24 de maio por determinação dos Ministérios da Saúde e da Educação. Em Aracaju, a campanha é promovida em 124 escolas públicas cadastradas no Programa Saúde na Escola (PSE). Dos 5.393 alunos, público alvo da campanha, quase 3 mil já receberam doses do remédio Albendazol, que elimina parasitas comuns como lombriga e  amarelão. 

A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, explica que a campanha é uma importante ação para erradicação da Hanseníase e combate as verminoses.  “É preciso o apoio da família. Os pais e os responsáveis devem preencher as fichas enviadas pela escola e devolver em 48 horas aos professores. Com essas autorizações as crianças recebem a medicação de verminose na escola e caso tenham manchas suspeitas de hanseníase serão encaminhadas as Unidades de Saúde para confirmação e tratamento. A medicação elimina os vermes e contribui para o crescimento saudável da criança”, afirma Goretti. 

O médico pediatra Byron Ramos acrescenta que “o diagnóstico precoce e o tratamento imediato das doenças permite que as crianças e adolescentes não venham a desenvolver, por exemplo, efeitos colaterais comuns a verminoses como a anemia e outros fatores ligados a nutrição do corpo”, diz o médico, que também é referência dos Programas Saúde da Criança e PSE da Secretaria da Saúde de Aracaju.