Projeto Mexa-se vai levar ginástica laboral a secretarias municipais

Juventude e Esporte
08/05/2013 12h30
Início > Noticias > 54308

A tradicional pausa para o cafezinho já é rotina de trabalho para muita gente. Mas a partir do mês de junho, outra pausa vai virar hábito nas secretarias municipais de Aracaju. Foi lançado nesta quarta-feira, dia 8, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o projeto ‘Mexa-se: Secretaria em movimento com ginástica laboral'. A iniciativa é da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp).

O Mexa-se será executado por equipes da Sejesp duas vezes por semana em cada secretaria participante. Com duração de 20 minutos, as sessões contarão com exercícios de alongamento, de prevenção a Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e técnicas de relaxamento.

Durante o lançamento foi feita uma explanação geral sobre os benefícios da ginástica laboral e uma demonstração dos exercícios colocou todos para se exercitarem. Representantes das secretarias municipais e órgãos de controle participaram do lançamento e apoiaram a iniciativa.

"Vamos aderir a esse importante projeto montado pela Sejesp. Com a aplicação desses exercícios garantimos a melhoria na saúde dos colaboradores e eles acabam rendendo mais", ressaltou o coronel Reginaldo Moura, coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

De acordo com o coordenador do Mexa-se, Kleber Lima, alguns órgãos já se inscreveram no projeto. "A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a secretaria de Finanças, Aracaju Previdência e a Secretaria de Educação são os primeiros inscritos. Inclusive a Educação nos solicitou uma extensão do projeto, levando nossos profissionais até as escolas", informou Kleber.

As aulas serão executadas por estagiários e profissionais de educação física que fazem parte do corpo da Sejesp. Antes da execução, as equipes farão demonstrações em cada secretaria.  "Vamos visitar as secretarias e fazer a inscrição das que desejarem participar do projeto, para fecharmos o cronograma e começarmos a aplicar no mês de junho", explicou a educadora física Patrícia Luciana Santos.

Práticas saudáveis

O estímulo a boas práticas é o ponto mais importante do projeto para o vice-prefeito José Carlos Machado, que representou o prefeito João Alves no lançamento. "Precisamos de fórmulas para envolver os servidores, estimulá-los. Tenho certeza que a equipe da Sejesp terá criatividade suficiente para movimentá-los. É um projeto do qual o prefeito João Alves com certeza será um entusiasta", disse Machado.

O projeto nasceu após um diagnóstico preocupante: a maioria dos servidores está sedentário e possui péssimos hábitos alimentares e posturais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sejesp, 92% dos entrevistados disseram que gostariam de ter atividades nos seus ambientes de trabalho.

"Essa pesquisa foi fundamental para vermos que a execução desse projeto deveria acontecer o mais rápido possível. Sentimos uma receptividade muito boa dentro da própria Sejesp e de outras secretarias que acreditam na valorização da qualidade de vida dos servidores para a prestação de serviços cada vez melhores. Ganha o servidor, a secretaria e o povo aracajuano", assegurou o secretário de Juventude e Esporte, Carlos Eloy.