Prefeitura acelera obras de tapa-buracos e evita transtornos

Obras e Urbanização
09/05/2013 13h27

De pequenas a grandes obras, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem trabalhado em boa parte dos bairros da capital. Seja fazendo serviços de tapa-buraco ou revitalizando ruas e avenidas, os trabalhos estão sendo acelerados para atender os pedidos da população e, assim, evitar transtornos.

Em cada bairro equipes estão trabalhando. Os serviços de tapa-buraco, por exemplo, podem ser vistos nas ruas Aloísio Campos e Heriberto Rezende Góis, no bairro Coroa do Meio, Manoel Vieira, na Olaria, nas avenidas Euclides Figueiredo (Santos Dumont) e São Cristóvão (São Conrado) e rua Capela, no Centro da cidade. "O serviço de tapa-buraco pode parecer simples, mas, de uma maneira geral, contribui, e muito, para a rotina da população. Sendo uma das maiores reclamações dos moradores da capital, procuramos acelerar as obras", afirmou Luiz Durval, presidente da Empresa de Obras e Urbanização (Emurb).

Além dos serviços de tapa-buraco, a Emurb atua de forma a nivelar ruas, desenvolve a limpeza das vias, recupera calçadas, realiza a pintura dos locais públicos, entre outros serviços de melhoria e manutenção. "Procuramos estabelecer um tempo máximo de 48h para concluirmos um serviço. Na maioria dos casos, a demora na conclusão de obras causa desgaste na população e acaba até causando outros problemas que, posteriormente, podem levar a outras obras. Por isso, temos como foco realizar um trabalho bem feito em um curto espaço de tempo", destacou o presidente da Emurb.

Ainda que a PMA venha atuando de forma a contemplar todos os bairros da capital, priorizando os mais necessitados, existem problemas que fogem da responsabilidade da gestão municipal, como as obras de esgoto. "Algumas obras são inviabilizadas, pois necessitam de outros serviços que são da competência da Deso, por exemplo. Assim, precisamos que primeiro seja feito o reparo por parte dela para que só depois possamos dar início ao que é de nossa competência", ressaltou Durval.

Diariamente, a Emurb atua na cidade com seis equipes de tapa-buraco, totalizando 43 trabalhadores. Ainda que seja pontual, a ação de tapa-buraco é considerada indispensável, pois recupera áreas danificadas do pavimento, eliminando obstáculos que podem dificultar o tráfego de veículos.