Entidades debatem o futuro do CCZ

Saúde
09/05/2013 14h14

Representantes das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente de Aracaju ( SMS e Sema) e de entidades que lutam em defesa dos animais estiveram reunidos para debater futuras adequações para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju.  

O encontro aconteceu na manhã de hoje, 9, na sede do CCZ, no bairro Capucho.  Estiveram reunidos a coordenadora do CCZ, Roseane Nunes, o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Mattos, o vereador Dr. Emerson (PT), além do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de Sergipe (Sindvese), da ONG de Educação e Legislação Animal (Elan) e da Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (ADASFA) e da Associação Protetora de Animais em Sergipe (AMA).

Novas instalações 

Durante a reunião, a coordenadora do CCZ, Rosane Nunes, revelou que o centro deve mudar de endereço, já que apresenta graves irregularidades, como o canil que foi interditado pela Justiça, e o prédio inteiro, que foi construído numa área que não pertence ao município.  Roseane apresentou um projeto arquitetônico piloto para a construção de um novo CCZ e destacou que "Aracaju merece um Centro de Zoonoses mais estruturado e que possa atuar como uma unidade de referência no tratamento de animais e combate as doenças que afetam tanto os bichos como as pessoas".

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, elogiou o projeto piloto e se comprometeu  em buscar um local adequado para construção de uma nova sede. "A Saúde e o Meio Ambiente são parceiras porque entendemos que cuidar da saúde dos animais também é cuidar do meio ambiente e do bem-estar dos aracajuanos. Vou pessoalmente a  Emurb para estudar a viabilidade e o custo de um local próprio e fora da dependências de convívio das pessoas  que não apresente nenhum risco de impacto ambiental negativo", afirmou.

Castração de Animais

Outro assunto em pauta foi a possibilidade de criação de um projeto pelo qual Aracaju destinará recursos para castração gratuita de animais domésticos  abandonados ou em posse da população de baixa renda, possibilitando o controle populacional de animais urbanos. O vereador Dr. Emerson (PT) afirmou que em dezembro 2012 a CMA aprovou uma emenda proposta pelo vereador no orçamento do município para 2013, destinando 60 mil reais de verba para dar início ao programa de controle populacional de animais domésticos em Aracaju.

O vereador sugeriu que a Saúde de Aracaju estude a possibilidade de utilizar o recurso disponibilizado para a compra de um "castramóvel", um carro que seria uma unidade de saúde móvel onde veterinários poderiam ir até as comunidades para fazer a castração gratuita de animais. "Evitar o crescimento desordenado da população de animais é uma ação fundamental para que possamos reduzir a população de animais abandonados e combater efetivamente as zoonoses", disse.

Modelos exitosos

A presidente da Elan, Nazaré  Morais, e a vice presidente da AMA, Miriam Guedes, apresentaram no final da reunião um vídeo informativo que exibiu experiências exitosas de Centro de Controle de Zoonoses.

"Precisamos seguir os bons exemplos, ouvir todos os  seguimentos da sociedade e as ONGs para buscar ajuda e trazer para Aracaju o modelo das experiências que estão dando certo. O novo CCZ deverá atender todas as exigências técnicas e legais para que atenda necessidades no trato com o animal e  o respeito e proteção do direito dos animais", disse Nazaré Morais que também solicitou a leitura e divulgação de relatório do Ibama atestando a inadequação das instalações do CCZ.