Goretti Reis participa de homenagem às mães usuárias do SUS

Saúde
10/05/2013 17h43

As mães usuárias e as profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju foram homenageadas de diversas formas na manhã de hoje, dia 10. Atividades envolvendo lazer, música, cultura, espiritualidade e beleza aconteceram nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Soledade, Lamarão, Sol Nascente e Augusto Franco.   

“O Dia das Mães é uma data muito especial. Parabenizo as equipes da Saúde pela iniciativa que resgata o significado real da data que é expressar a gratidão, o reconhecimento pelo carinho, dedicação, amor e atenção que recebemos das mães. Essa aproximação dos gerentes com os usuários é de extrema importância, faz com que as pessoas sintam que Saúde está presente e é parte da comunidade”, afirmou a secretária da Saúde, Goretti Reis.

Goretti informa que apesar do pouco tempo de gestão já foi possível resolver problemas graves como o desabastecimento de medicações no município, além iniciar a reforma em unidades de saúde que estavam depredadas. “Hoje, 90% das medicações já está disponível para a população e continuamos trabalhando diuturnamente para atingir 100%. Como secretária, não posso ficar apenas no gabinete. É nas unidades de saúde, próximo às pessoas, que podemos perceber o andamento da Saúde em Aracaju”, diz.

Goretti Reis esteve no bairro Soledade onde uma missa de ação de graças realizada pelo Padre Wiliames, da Paróquia São Pedro Pescador, emocionou as mães na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman. A secretária também prestigiou um café da manhã oferecido às mães do Lamarão na USF Carlos Fernandes de Melo.

Dia delas

Café da manhã com comidas típicas, apresentação do programa Sons nos SUS e do Grupo de Capoeira Equilíbrio foram algumas das surpresas levadas para as mães nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Soledade, Lamarão, Augusto Franco.

A cozinheira Maria Luíza Santos, de 50 anos, é moradora do Lamarão há mais de 30 anos, e tem 10 filhos. “Todos já criados e encaminhados: missão cumprida!”, afirma. Maria Luíza fala sobre a melhora na nova gestão da USF Carlos Fernandes de melo. “Freqüento a unidade há muitos anos e o atendimento é outro, os funcionários tratam a gente com atenção, buscam resolver as coisas. O café da manhã estava maravilhoso”, conta a cozinheira.

Outra mãe, e outra Maria, presente no café da manhã foi a balconista Maria Lêda Cunha, de 41 anos. Com apenas uma filha, e está prestes a ganhar o primeiro neto. “Tive uma gravidez de risco e um parto prematuro, mas minha filha está recebendo um ótimo atendimento aqui na unidade”, diz. Durante toda programação, a balconista esteve bastante emocionada. “Perdi minha mãe quando era criança, foi uma infância difícil. Essa programação foi linda”, conta Maria Lêda.

A dentista Laize Nóia, que trabalha na USF do bairro Soledade, também ficou feliz com as homenagens prestadas pela Secretaria da Saúde. “Ser mãe e também profissional é um desafio. É importante descontrair, ter um dia de lazer voltado para nós até mesmo em no trabalho”, afirmou.