Diretoria da Emsurb reúne-se com associação de moradores do bairro Jabutiana

Serviços Urbanos
14/05/2013 18h07

No último sábado, 11, o diretor de Controle Operacional da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Robert Willyam Pereira, reuniu-se com membros da Associação de Moradores do Jardim Sol Nascente e JK e do Movimento Jabutiana Viva. O encontro aconteceu com o intuito de tomar conhecimento das necessidades da comunidade quanto aos serviços prestados pela empresa pública.

"Queremos saber o que é preciso fazer para melhorar nossos serviços na região. Já está em nosso planejamento, por exemplo, a intensificação da fiscalização sobre o descarte irregular de lixo. Este é um bairro bastante arborizado e com uma extensa faixa de mangue em seu entorno, não podemos permitir que haja o despejo de entulho ou mesmo de lixo doméstico nesses logradouros", explicou o gestor.

Para o presidente do Movimento Jabutiana Viva, Jorge Moreira, é importante a constância das ações de conscientização da população. "Eu costumo dizer que o nosso é o último bairro verde de Aracaju. É preciso cuidar desse patrimônio. Não fazemos esse trabalho por nenhum outro interesse que não seja o de cuidar e preservar a natureza! E esse trabalho só vai ter sucesso completo com a ajuda dos moradores", observou Moreira, que sugeriu ao diretor da Emsurb a instalação de placas de advertência nos pontos que recebem descarte irregular de lixo.

Já o presidente da Associação de Moradores do Jardim Sol Nascente e JK, Robinson Barroso Soares, ressaltou a importância do contato direto com gestores da administração municipal. No dia 6 de maio, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, esteve na sede da associação também para ouvir as necessidades da comunidade. "Sinto-me extremamente agradecido com essa aproximação da Prefeitura. Faço parte da associação desde 1988, é a primeira vez que recebemos esta visita e vamos valorizá-la com nossas conquistas. Nossa preocupação é com todo o bairro", enfatizou.

A preocupação também é da Emsurb, que inclui a região no itinerário das ações dos agentes ambientais do projeto Cidadão Consciente, Cidade Limpa. As equipes percorrem as ruas dos bairros que estão inseridos no programa visando conscientizar os moradores sobre os benefícios da coleta seletiva, o descarte correto do lixo e a necessidade de cooperação de todos para que o trabalho alcance êxito no aproveitamento do que é recolhido. Através desse trabalho os agentes também incentivam aos cidadãos a armazenarem o óleo de cozinha evitando que este resíduo contribua com a poluição dos rios.

Wanderley de Melo Correia, coordenador de comunicação da associação, já separava seu lixo reciclável quando recebeu a visita dos agentes em sua casa. "Não custa nada separar o lixo seco num recipiente e colocá-lo na sexta-feira (dia em que o caminhão da coleta seletiva percorre o bairro Jabutiana) em frente à sua casa. Eu já tenho este hábito, mas a ação dos agentes é de extrema importância para agregar cada vez mais pessoas", afirmou ele.

Mutirão

No mês de abril, o bairro Jabutiana recebeu cerca de 200 agentes de limpeza da Emsurb que realizaram serviços de capinação, roçadeira, varrição e retirada de lixo do manguezal, ruas e avenidas, além da retirada do excesso de capim em vias, mangues e canais, além de pintura de meio fio em praças e canteiros.