Ocupação hoteleira de Aracaju supera Salvador e é destaque na imprensa baiana

Indústria, Comércio e Turismo
14/05/2013 18h16

Em matéria veiculada pelo Jornal Correio, de Salvador (BA), Aracaju foi destaque com índice de ocupação hoteleira. A reportagem, publicada na edição desta terça-feira, 14, é de autoria do jornalista Renato Alban.

Segundo dados da matéria ‘'Salvador tem a pior taxa de ocupação hoteleira'', Aracaju é classificada como uma das cinco capitais à frente de Salvador nesta perspectiva. Segundo dados do texto, a capital sergipana teve 56,40% de leitos ocupados em abril, mesmo com o valor médio da diária (R$189,03) superior a Salvador (R$188,29).

Para o presidente da Abih Bahia, o empresário José Manoel Garrido, houve uma depreciação da cidade de Salvador nos últimos anos com poucos investimentos. O Secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, reconhece as deficiências, porém acredita que o número de turistas não caiu na capital baiana, apenas cresceu na mesma proporção que o número de hotéis e leitos. Estes dados tem reforço com a declaração do Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o qual afirma o crescimento do número de leitos em Salvador, de 35 mil para 39 mil em quatro anos. Sete hotéis foram inaugurados em Salvador no ano de 2011.

No corpo da matéria Aracaju é a única das cinco capitais à frente de Salvador a receber destaque em texto que credita o fato ao potencial turístico do litoral aracajuano.

Para a gerente do Hotel Aquárius, Gabriela Pereira, entrevistada por Renato Alban, Aracaju tem uma orla especial, a melhor do Nordeste. Tem muitas opções de lazer.

O Secretário Adjunto do Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, enalteceu que os investimentos realizados na orla da cidade foram fundamentais para o crescimento do turismo na região. ‘'Foram feitos investimentos não só nos espaços físicos, mas também de fomento a manifestações culturais na orla.  Temos ainda uma rede hoteleira moderna e nova disponibilizando 5.500 leitos distribuídos em 2.500 quartos, que ajuda a atrair turistas. Temos como alvos dos próximos investimentos as áreas de esporte, turismo náutico e São João'', disse Fábio Andrade.

Segundo o Diretor de Turismo de Aracaju, Diego da Costa, cerca de 46% dos turistas que visitam Aracaju são da Bahia. A matéria do Jornal Correio dá ênfase à criação da secretaria como um reconhecimento da importância dessa área para a economia.

A matéria se estende e agora o entrevistado é o aposentado baiano, Othon Rehm,  de 70 anos, que visita Aracaju há mais de 50 anos e notou a diferença. ‘'Aracaju é uma cidade pequena, mas muito bem tratada. Hoje, ela tem uma estrutura que não tinha no passado, como faixas de pedestres. A orla é bem policiada. Eles começaram a valorizar o turismo'', comenta.

Outro turista entrevistado pela equipe do ‘'Jornal Correio'' foi a arquivista Milena Melo, 32 anos, que se mudou de Salvador para Aracaju há cinco anos a trabalho. ‘'As pessoas já conhecem muito Salvador e também  já sabem da violência. Aracaju é mais tranquila, muito boa para quem viaja com família. Além disso, a orla é muito melhor do que a de Salvador. Tem várias opções de entretenimento'', elogia Milena que afirma que o atendimento em restaurantes, lojas e hotéis tem melhorado nos últimos anos. " Todo mundo sai daqui encantado.Minhas amigas vêm e me dizem que querem morar aqui '', conclui Milena.

A Matéria de Renato Alban conclui sua dissertação sobre nossa capital com o depoimento da estudante Luanda Reis, de 23 anos. ‘'Limpeza, infraestrutura e orla organizada são alguns dos elogios de Luanda a Aracaju. Já sobre Salvador, ela reclama do trânsito, da violência e da falta de ciclovias. "Adoro Salvador, mas temos defeitos na infraestrutura da cidade que são absurdos ‘', desabafa.