Fundat apresenta serviços às empresas da construção civil

Formação para o Trabalho
15/05/2013 17h37
Início > Noticias > 54379

Os projetos de qualificação e serviços de encaminhamento profissional da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), foram apresentadas aos empresários da construção civil, durante encontro realizado nesta terça-feira, 14. Assim como na primeira reunião, ocorrida no mês de abril com a construtora Empe, o objetivo da conversa foi estabelecer uma análise das principais demandas de formação profissional da área.

Na ocasião, os membros da diretoria técnica da Fundat e representantes das empresas Habitacional, MMatos e Nassal ainda discutiram sobre o processo de contratação de mão-de-obra qualificada, inclusive para pessoas com deficiência. Segundo a diretora técnica da Fundat, Alzira Carvalho, embora haja um grande interesse no preenchimento de vagas de trabalho com pessoas com deficiência, os cargos devem ser alinhados ao perfil de deficiência apresentado pelo profissional.

"Como é um dos grandes questionamentos levantados pelos representantes das empresas, sempre enfatizamos que se deve adequar o perfil do cargo para cada tipo de deficiência apresentada pelo profissional. Por exemplo, quem sofre de limitações na estrutura motora pode ser direcionado a cargos administrativos ou que não exijam deslocamentos para a execução do trabalho. Diferente de alguém que trabalha como pedreiro que não pode ter limitação motora. Nesse sentido, os cursos realizados na Fundat também respeitam o grau de deficiência do aluno, adequando a didática e o formato do conteúdo das aulas para não prejudicar o nível de formação final", analisa.

Importância

A disposição em apresentar os serviços da Fundação foi elogiada pelos representantes da área de contratação, que acreditam nos benefícios da parceria entre o setor público e privado. 

"Os resultados serão vistos futuramente, mas já dá para elogiar o empenho da Fundat em manter o diálogo e as portas abertas para os empresários. A intenção é que a parceria consiga suprir a necessidade em buscar pessoas sérias e comprometidas para o exercício da função, além de serem habilitadas para as funções técnicas exigidas",  afirma o diretor de recursos humanos da construtora MMatos, Altierre Gualberto.

Para a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, as discussões estimulam um seguro canal de comunicação entre a Fundação e o grupo contratante. "Através do diálogo, conseguimos prestar um atendimento mais eficaz para a demanda de contratação solicitada, como também fica possível mensurar se o processo de formação realizada nos cursos está condizente com a realidade do mercado de trabalho", explica Gláucia, enfatizando as ações da Agência do Trabalhador tanto na coleta de informações das necessidades do contratante, como no encaminhamento dos profissionais capacitados.