Mobilizar e conscientizar para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, através da denúncia. Para levar a mensagem à comunidade aracajuana, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realizou mobilizações nos cinco Distritos de Aracaju, durante toda a semana passada, concluindo na última sexta-feira, 17, com a caminhada no Quinto Distrito, percorrendo ruas dos bairros Veneza e São Carlos.
As caminhadas, que marcaram o Dia 18 de Maio, tiveram início na última segunda-feira, 13, e ocorreram todos os dias da última semana, celebrando de forma mais próxima da população o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na avaliação da secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma mesquita, o saldo foi muito positivo.
"Nosso objetivo foi o de mobilizar as famílias para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, procurando conscientizá-las para a importância de denunciar crimes como estes. Entendemos que silenciar é permitir", declarou Selma Mesquita, informando que as denúncias podem ser feitas nos Conselho Tutelares, na Delegacia de Grupos Vulneráveis e através do Disque 100.
Parcerias
Para realizar as caminhadas descentralizadas, a Semfas contou com a parceria dos Conselhos Tutelares de cada Distrito, além das secretarias municipais de Saúde e Educação, da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e do Conselho de Segurança dos bairros América e Novo Paraíso.
Panfletagem
A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social encerrou as atividades alusivas ao 18 de Maio participando de uma caminhada e panfletagem na Orla de Atalaia, na noite da última sexta-feira, 17, juntamente com os Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Comitê de Enfrentamento ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Cerca de 200 pessoas participaram do ato de mobilização e conscientização.