As Rondas da Capital (Rondac), grupamento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) criado para garantir a segurança dos munícipes, coibindo a ação delitiva dos infratores especialmente nos terminais de integração da capital, apreendeu três armas brancas e entorpecentes no último sábado, 18.
Uma das armas foi uma faca peixeira encontrada com um morador de rua, após denúncia de usuários de ônibus no Terminal do Distrito Industrial (DIA). De acordo com a guarnição, o homem - identificado como Valquires de Jesus Garcia - portava o objeto na cintura e não apresentou nenhuma justificativa que comprovasse sua utilização em atividade profissional. Por conta disso, o homem foi conduzido à Delegacia Plantonista.
Outra guarnição da Rondac, que fazia rondas preventivas no bairro Jardim Baiano, se deparou com um homem - identificado como Jonathas Alves de Lima - que ao perceber a presença da viatura jogou uma faca em frente a uma residência. Diante da atitude suspeita, a equipe de guardas municipais (GMs) fez a abordagem e encontrou com o indivíduo uma pequena quantidade de maconha. O homem foi encaminhado à delegacia.
Ainda em atuação nos terminais, a guarnição da Rondac recolheu uma faca no banheiro masculino do terminal Maracaju. O material foi encontrado dentro da caixa de descarga.
Atribuições
Desde o dia 9 de abril, a GMA vem atuando através da Rondac. São duas viaturas, com o efetivo de oito homens para rondas preventivas nos terminais, realizadas todos os dias em horários alternados.
A iniciativa se enquadra nas atribuições do GM, previstas em diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (MJ/Senasp). Entre elas estão: prevenir sinistro, atos de vandalismo e danos ao patrimônio, garantir a proteção aos serviços de transporte coletivo e terminais viários, exercitar sua função ostensiva, por meio de condutas, tais como: prender quem seja encontrado em flagrante delito, nos exatos termos dos artigos 301 a 303 do Código de Processo Penal, fundado no inciso LXI, do artigo 5º da Constituição Federal.
Outras ocorrências
Na sexta-feira, 17, um homem foi flagrado no Mercado Albano Franco vendendo drogas. A guarnição do local fez a abordagem e encontrou uma quantidade significativa semelhante ao crack. O indivíduo - identificado como Emerson Freitas dos Santos Jesus - foi encaminhado à 2ª Delegacia Metropolitana.
No mesmo dia a Ronda 02, responsável pelas rondas preventivas nos bens públicos municipais, foi acionada por populares que informaram acerca de um rapaz suspeito de roubar uma gestante. Diante das características do suspeito, a equipe iniciou as buscas e deteve o indivíduo que portava um celular e um porta níquel. O suspeito foi identificado pela vítima e encaminhado à Delegacia Plantonista.