Curso de culinária trivial estimula economia alimentar

Formação para o Trabalho
21/05/2013 14h34
Início > Notícias > Curso de culinária trivial estimula economia alimentar

Aprender a cozinhar uma série de delícias nunca é demais, melhor ainda se elas puderem ser confeccionadas aproveitando os ingredientes que já existem em casa. Foi com este ensinamento que as aulas do curso de culinária trivial, realizado pela Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), foram encerradas, nesta segunda-feira, 20, na UQP do bairro Santos Dumont.   

Durante as aulas, a gastrônoma e ministrante do curso, Karoline Dantas de Oliveira, estimulou as participantes a utilizarem técnicas gastronômicas que evitassem o desperdício e reutilizassem melhor o consumo dos alimentos.

"Comecei o curso falando sobre higiene e manipulação de alimentos, mas o foco é mostrar uma forma de aproveitar melhor o que se tem em casa e estimular uma criatividade para o reaproveitamento", lembra Karoline, explicando que a manipulação e o aproveitamento adequado dos produtos auxiliam as donas de casa a diminuir as despesas com alimentação, além de reduzir os custos de produção para as que pretendem cozinhar para fora.

De acordo com Karoline, as participantes, em sua maioria composta por donas de casa, foram assíduas e participativas, o que tornou as aulas dinâmicas e interativas. "O mais importante não é ensinar receitas, mas trabalhar técnicas de culinária. Elas aprenderam que é possível substituir ingredientes mantendo a qualidade do prato, e ainda descobriram como trabalhar com material pouco utilizado, como soja, mangaba e muitos outros", aponta a gastrônoma.

Para as alunas, a experiência tem sido interessante tanto pelo aprendizado, quanto pelo convívio. As alunas Erinete e Jaqueline de Jesus, mãe e filha, concordam quanto à satisfação alcançada com o curso. "Aprendemos a não jogar praticamente nada fora, além de ser sempre muito divertido estar aqui. Encerramos esse curso já interessadas em uma continuação para aumentar ainda mais os nossos conhecimentos", concluem.