Artesãs se especializam em oficina da Fundat

Formação para o Trabalho
23/05/2013 13h17
Início > Noticias > 54452

A oportunidade de aprimorar os conhecimentos práticos e adquirir novas habilidades como fonte de renda. Estes são os principais objetivos das oficinas livres ofertadas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas).

Os cursos, realizados gratuitamente, atraem diferentes perfis de participantes, inclusive os profissionais que já atuam como artesãos ou se sustentam com a venda de produtos caseiros. Assim aconteceu na oficina de confecção de bolsas, realizada na UQP do Jardim Centenário, que despertou o interesse de artesãs e instrutoras de cursos já realizados na Fundat. Como foi o caso da instrutora Maria Floreniza dos Santos, ministrante dos cursos de pintura e tecido e confecção de bonecas de pano, que fez a oficina de bolsas com a finalidade de aumentar a renda e os conhecimentos na confecção de novos objetos.

"Procuro sempre me atualizar, quando não estou dando aula aproveito para aprender coisas novas, o que me ajuda a ser uma profissional mais completa e ainda é uma opção a mais para aumentar minha renda", diz Floreniza, que ainda fez questão de elogiar a preparação técnica dos instrutores e as condições oferecidas pela Fundação durante a realização das aulas. "Não é porque eu trabalho na instituição, mas os cursos e os professores da Fundat são excelentes".

A artesã Ana Lúzia Almeida, instrutora dos cursos de arranjo natalino e bijuteria, também participou da oficina de bolsas, com a finalidade de se aperfeiçoar em outras modalidades de confecção artesanal. Para ela, os cursos da Fundat sempre trazem resultados positivos para os participantes, seja pela questão financeira ou por incentivar a prática de novas atividades de ocupação.

"Vale a pena você conferir o trabalho bonito que fica no final de cada oficina. A pessoa não acredita que consegue fazer algo tão proveitoso em um curto período de tempo. E os cursos sempre são viáveis e os alunos podem investir no retorno financeiro do produto que aprendem a elaborar nas aulas. Sem contar que, para quem trabalha na venda de produtos artesanais é muito importante se aperfeiçoar e conhecer outras técnicas de fabricação", explica a artesã, que já conhecia o processo de montagem de bolsas, mas nunca tinha empregado a técnica que aprendeu no curso.

Oficina

As aulas foram ministradas por Cristina Vasconcelos, que atua na montagem de bolsas há cerca de três anos. O encerramento da oficina ocorreu na última quinta-feira, 16, e as aulas foram voltadas para o processo de montagem e molde do objeto, além da utilização do material de cobertura e sobreposições de peças que se encaixam melhor na estrutura.