Projeto Sexta Legal integra usuários do CAPS Liberdade

Saúde
24/05/2013 18h56
Início > Noticias > 54468

Todo mês é assim: enfeites, brindes, mesas e cadeiras agrupadas, música, dança e a reunião de familiares, amigos e assistidos pelo CAPS Liberdade. Há dois anos as sextas-feiras já não são mais rotineiras. Todo o espaço é tomado por muita alegria e diversão em um dia repleto de satisfação.

O projeto Sexta Legal, desenvolvido pelo CAPS Liberdade, tem dado certo no tratamento de cerca de 400 assistidos que passam por tratamentos psíquicos na unidade localizada no bairro Siqueira Campos. Ao saírem da rotina, eles incorporam um espírito de alegria que auxilia na continuidade do tratamento.

Como de costume, a cada mês é escolhido um novo tema. Em maio, as mães foram contempladas com as homenagens. Nesta sexta-feira, 24, os corações espalhados pela unidade representaram o sentimento de amor e gratidão dos assistidos pelas suas mães. Para o oficineiro, Aragão, o projeto tem dado muito certo. "Todos os assistidos aceitaram com muita positividade as atividades desenvolvidas durante as sextas-feiras. Isso os tem empolgado no tratamento e, para nós que trabalhamos com eles, é motivo de satisfação e orgulho", comentou o oficineiro.

Uma dupla sertaneja animou a tarde que ainda teve distribuição de lembranças especiais para as mães. "É um momento de descontração. Tomamos a música como uma das bases porque ela, por si só, já é terapêutica. Assim, temos contato com muitos parceiros", afirmou Aragão ao relatar que, para agradar a todos os gostos, já houveram apresentações de todos os gêneros, como evangélicas e até um show de dragqueens.

Segundo o oficineiro, a programação do projeto Sexta Legal já está fechada até o final do ano.

O CAPS Liberdade atende pessoas com problemas psíquicos a partir dos 15 anos de idade. Funcionando há mais de 10 anos, a unidade atende cerca de 400 assistidos que vivenciam oficinas diárias de diversos gêneros e tratamentos em grupo.