Aracaju participa de Mundial Escolar de Vôlei na Itália

Juventude e Esporte
28/05/2013 12h10
Início > Notícias > Aracaju participa de Mundial Escolar de Vôlei na Itália

No último dia 26, mais de duas mil pessoas estiveram na cerimônia de abertura do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia 2013, que este ano acontece na Manfredônia (Itália). Na delegação brasileira, composta por oito duplas, as favoritas ao título na categoria feminina são as sergipanas Ana Carolina de Almeida Costa e Eduarda Santos Lisboa. Conhecidas pela torcida como Carol e Duda, a dupla é bolsista da Prefeitura de Aracaju através do Bolsa Atleta.

Em um desfile pelas ruas da cidade, as delegações de diversos países receberam as boas vindas do público. A solenidade de abertura dos jogos, realizada na Praça do Povo, contou com uma grande festa que teve como tema o folclore e a cultura representados pelo Carnaval da Manfredônia. Para o presidente da Federação Internacional de Esporte Escolar (International School Sport Federation - ISF), Andrea Delpin, a festa foi surpreendente. "Um momento dedicado aos jovens e com os jovens, em um clima de total integração. Estamos felizes em sermos recebidos de forma calorosa pela população local", afirma.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, a festa foi um dia especial para o desporto escolar mundial. "O que me chamou a atenção foi a imensa quantidade de pessoas que nos esperavam nas calçadas para aplaudirem o desfile", conta.

Aracaju como sede em 2015

Além das atletas Carol e Duda, a Prefeitura de Aracaju também está sendo representada na Itália pela comitiva presidida pelo prefeito João Alves Filho. Ao lado dos secretários municipais Carlos Eloy (Juventude e Esporte), Carlos Batalha (Comunicação) e Walker Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo), e do vereador Manuel Marcos, o prefeito irá apresentar a proposta para que Aracaju seja sede do próximo mundial, que será realizado em 2015 no Brasil.

A Secretaria Municipal da Comunicação elaborou o material de divulgação que será apresentado à organização do evento nesta quarta-feira, 29. São folhetos e revistas explicativas, kit com material que será usado pelos atletas durante a competição, além de um vídeo mostrando todas as potencialidades de Aracaju, e uma maquete da Arena Multiuso que será construída. Todo o material foi elaborado em três idiomas: português, inglês e italiano.

"O evento poderá levar a Aracaju, durante 15 dias, cerca de 600 atletas e dirigentes, o que possibilitará um impulso para o esporte e o turismo, além de visibilidade internacional", explica Carlos Batalha.