Cerca de 500 atendimentos são feitos diariamente na Central do Contribuinte

Fazenda
19/07/2005 08h15

A estrutura montada pela Prefeitura de Aracaju para atendimento ao contribuinte na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), desde outubro de 2002, garante agilidade e comodidade ao cidadão. Por dia, cerca de 500 pessoas procuram por serviços como cadastramento imobiliário, pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), registros de Documentos de Arrecadação Municipal (DAM), onde o contribuinte registra empresa, cadastramento de profissionais liberais, entre outros. O objetivo da Central, segundo o auditor de tributos municipal, João Bosco da Cunha, é atender toda a área de arrecadação tributária do município de Aracaju. “Todos os serviços que prestamos aqui, com exceção do ITBI, também são oferecidos no Ceac do shopping Riomar”, lembra o auditor João Bosco. Funcionando diariamente das 8h às 16h na praça General Valadão, Centro da cidade, a Central do Contribuinte também atende Declaração de Imposto Sobre Serviço (ISS), remissão de dívidas, solicitação de cálculos e informações sobre Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) com títulos onerosos, bem como verificação de débitos e sua regularização. Alerta O auditor João Bosco também alerta os contribuintes aracajuanos sobre pessoas que estão utilizando o golpe de isenção do IPTU. Segundo ele, estas pessoas vão até as residências dos contribuintes e avisam que estes estão isentos do pagamento do imposto, pedindo documentos, inclusive cartões de crédito. “Qualquer tipo de isenção é feita aqui na Central do Contribuinte. Estas pessoas não são da prefeitura. Nossos funcionários vão até as casas das pessoas, quando estas requerem e quando há necessidade. Em caso de isenção, os cidadãos devem vir até aqui e pedir a solicitação em nosso setor de Serviço Social. Peço que os contribuintes tenham muito cuidado com este golpe”, enfatiza Bosco. Para mais informações os telefones da Central são: 3179-1124 / 3179-1133 e 3179-1140 (Ceac – shopping Riomar).