Prefeitura de Aracaju moderniza gestão financeira

Fazenda
03/06/2013 08h31

Na última semana a Prefeitura de Aracaju, através do Comitê de Gestão (Cogest), aprovou alterações tecnológicas para  adequar seus  procedimentos administrativos às novas exigências da sociedade, ao estabelecer novas rotinas operacionais para o uso do Sistema Financeiro Integrado (SFI), que serão implementadas no âmbito da Prefeitura Municipal de Aracaju, a partir do próximo dia 5, com o objetivo de racionalizar, agilizar e tornar mais eficaz  a gestão municipal da execução orçamentária e financeira.

O Cogest é um órgão de deliberação coletiva, criado este ano por ato do prefeito João Alves, é presidido pelo secretário municipal da Fazenda, Nilson Lima, e abrange na sua composição  o secretário da Administração, Edgard D'Avila, a secretária do Governo, Marlene Calumby, o secretário do  Planejamento e Orçamento, Luciano Paz Xavier, e o Procurador Geral do Município, Carlos Pinna de Assis Júnior.

A aprovação do conjunto de medidas inovadoras pelo órgão, segundo Nilson Lima,  contribui decisivamente  para dotar a Administração Pública de mais fluidez, segurança e economia na execução dos procedimentos Orçamentários, Financeiros e Contábeis em todas as unidades orçamentárias do Município.

As novas rotinas operacionais serão implantadas a partir do dia 05 de junho e trarão um ganho de qualidade expressivo na gestão pública, na medida em que aumentarão a eficácia, agilidade, economia de recursos e segurança jurídica na atuação de todos os órgãos municipais. "Isso se dará através da supressão de entraves burocráticos que serão substituídos por controles informatizados inseridos no próprio SFI",  explicou Nilson Lima.

Ainda segundo o secretário,  ''todo o procedimento administrativo da execução do orçamento, desde o controle das dotações orçamentárias à emissão da nota de empenho, passando pelo controle das exigências para a liquidação da despesa, até o repasse dos recursos financeiros correspondentes, pelo Tesouro Municipal, destinados a todos os órgãos da Prefeitura, passará a ser exclusivamente realizado por intermédio do Sistema Financeiro Informatizado - SFI ". "Com essas adequações, os procedimentos administrativos fluirão de forma muito mais rápida e eficaz do que se observa até o presente momento", comemorou o secretário de Planejamento, Luciano Paz.