A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, esteve presente na cerimônia de implantação do programa SOS Emergências na manhã desta quinta-feira, dia 6. O evento aconteceu no auditório do no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), e contou também com a presença do secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, do vice-prefeito José Carlos Machado, do governador em exercício Jackson Barreto, da secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, e do diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Marcelo Vieira.
Goretti Reis destacou que o SOS Emergências tem uma função importante, já que visa amenizar o sofrimento de quem precisa dos serviços de um grande hospital como o Huse, que atende principalmente pacientes com traumas e casos graves de alta complexidade. O SOS Emergências visa também adequar a classificação de risco dos serviços de saúde. Assim, pacientes são encaminhados para os serviços referenciados seja de média, baixa ou alta complexidade, esse último deve ser atendido pelo Huse.
“Esperamos que com a implantação do Programa o Hospital funcione melhor, pois o foco do atendimento é a urgência. Com a regularização do fluxo dos atendimentos a superlotação do hospital pode diminuir”, disse a secretária, que também defende que o Ministério da Saúde deve prestar maior suporte financeiro para as Unidades de Urgência da Zona Norte e da Zona Sul de Aracaju para melhorar as estruturas dos serviços que são portas de entrada para casos de média complexidade.
SOS Emergências
O Huse é o 18º do Brasil a integrar o programa SOS Emergências. O Programa integra a Rede Saúde Toda Hora e é uma estratégia do Governo Federal que objetiva um reforço na ampliação e acesso dos usuários dos serviços em situações de urgência, a fim de fortalecer e conferir mais agilidade no atendimento a população para reduzir a fila de espera.