Coordenadores participam de curso de capacitação

Educação
06/06/2013 18h56

Tendo como público-alvo os coordenadores pedagógicos e gerais, a secretária municipal de Educação de Aracaju, a professora Marcia Valéria Lira Santana, abriu na manhã desta quinta-feira, 6, o Curso de Capacitação para o Trabalho Pedagógico para o 9º ano do ensino Médio, que aconteceu no auditório da Faculdade Pio Décimo.

O referido curso, que contou ainda com a presença do diretor de Ensino da rede municipal de ensino, Dênison Sant´Ana, foi ministrado pelas representantes do Sistema Positivo de Curitiba (Paraná), a gerente nacional, Ellen Goulart, e a coordenadora regional de ensino "Aprende Brasil", Cláudia Bianchi.

Na abertura do evento, a secretária Marcia Valéria, que já atuou como consultora do Sistema Alfa e Beto, destacou a importância do curso de capacitação para a formação pedagógica dos presentes, oportunidade em que ela também ressaltou que será estabelecido
um currículo mínimo para o 9º ano do Ensino Médio, ao qual se destina o curso pedagógico.

Implantação do Sistema Positivo


A gerente nacional do Sistema Positivo, Ellen Goulart, explicou que o sistema - que está presente em 286 prefeituras - será implantado no 9º ano da rede municipal de ensino de Aracaju focando o IDEB e é composto por conteúdos como, formação de professor, livro didático, avaliação integrada e portal mais educacional.

Por sua vez, a coordenadora regional, Cláudia Bianchi, enfatizou que a implantação do "Aprende Brasil" é formado por livro didático, assessoria , avaliação de alunos e o Simeb, que avalia à educação do município. "Este curso vai propiciar um plano de ação para que os resultados da Semed possam ser beneficiados pelas referidas ações", explica.

Expectativa dos participantes

O coordenador-geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Costa Melo, professor Edson Barros dos Anjos, afirmou que cursos dessa natureza são muito proveitosos, pois se consegue aprender mais. "Tudo que é feito para inovar e melhorar o aprimoramento do
ensino é bem aceito pelos profissionais da educação", observou.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal João Teles de Menezes, a professora Iolete Nascimento Dantas, disse que já conhece o sistema porque teve contato com esse tipo de curso no ano passado no Ensino Fundamental. Como agora é para o 9º ano do Ensino Médio sua expectativa é a melhor possível.

"Quando tive a experiência com esse sistema, achei muito bom porque era composto por agenda, livro, portal e sempre havia reuniões. O pessoal então, nem se fala, porque eram muito dedicados. Além do mais, éramos bem assistidos. Espero que neste curso de capacitação esse dinamismo e interação com os coordenadores continue", avaliou a professora.